Avaliação de usabilidade no autoarquivamento da Comunidade IFF no Repositório Institucional da Fiocruz

Outros setores
Pesquisador

Viviane Santos de Oliveira Veiga (BibSMC/Icict/Fiocruz) - coordenadora

Objetivo geral

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo analisar a usabilidade do Repositório Institucional da Fiocruz (Arca) a fim de investigar se a arquitetura de informação definida atende ao público alvo na tarefa de autoarquivamento de documentos.

Metodologia

A metodologia consistirá na realização de uma pesquisa de natureza exploratória de avaliação da usabilidade e organização da informação das páginas do Repositório Institucional utilizadas para o depósito dos documentos. Para a realização do card-sorting serão selecionados 15 participantes. Já para a realização da análise da tarefa, serão selecionados cinco participantes. Este quantitativo de participantes na pesquisa é recomendado por Nielsen (2000). “Para a maioria dos estudos de usabilidade, eu recomendo testar cinco usuários, já que apresentará dados suficientes para ensinar-lhe mais do que você jamais vai aprender em um teste. Para o card-sorting, no entanto, só há uma correlação 0,75 entre os resultados de cinco usuários e os resultados finais. Isso não é bom o suficiente. Você deve testar quinze usuários para chegar a uma correlação de 0,90, que é um lugar mais confortável para parar. Depois de quinze usuários, retornos decrescentes em conjunto e correlações aumentam muito pouco”.

A fase empírica deste projeto pode ser divida em quatro partes:

a) Levantamento bibliográfico, leitura e análise. Nesta fase iniciaremos o contato com a literatura a fim de analisar outros possíveis testes de usabilidades efetuados em software livre, em especial o Dspace.

b) Submissão ao Comitê de Ética. Esta fase objetiva preparar o projeto para submissão ao comitê de ética, incluindo o roteiro das entrevistas e o termo livre e esclarecido.

c) Identificação e seleção dos autores para realização dos testes. Esta fase objetiva fazer um levantamento dos autores do IFF e selecionar os voluntários para os testes. Nesta fase faremos uma seleção dos voluntários divididos em 3 categorias que representam a Comunidade IFF no Repositório ARCA: pesquisadores, alunos e profissionais de saúde. A quantidade de trabalhos gerados no repositório pelos pesquisadores, que em muitos casos, também são orientadores dos alunos de pós-graduação do Instituto justifica ter um número maior de voluntários desta categoria na avaliação. Portanto será realizada uma amostra de 20 usuários que concordarem em participar do estudo, sendo 10 pesquisadores, 5 alunos e 5 profissionais de saúde. Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Biblioteconomia.

d) Aplicação da técnica de card-sorting para verificar o modelo mental dos autores com relação à categorização e rotulação dos campos de metadados do Repositório.  O objetivo desta etapa é verificar o modelo mental dos usuários com relação à rotulação das paginas de depósito do Repositório Institucional Arca. O card-sorting é uma técnica bastante utilizada, segundo Agner: “para gerar informações sobre os modelos mentais dos usuários a respeito dos espaços de informação”, ajudando assim, a estruturar sites e outros produtos. É considerada “rápida, barata e confiável, e serve de base para gerar estruturas, menus, navegação e taxonomias” (AGNER, 2009, p.133). Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Biblioteconomia.

O card-sorting verifica como os usuários agrupam informações de forma que fiquem úteis, otimizando uma estrutura para seu modelo mental (NASCIMENTO, 2010). Cybis (2010) reitera que a técnica é utilizada para visualizar o modelo mental do usuário no momento da elaboração de itens informacionais. Rosenfeld e Morville (2006, pg. 255) afirmam que esta simples técnica “confere uma enorme flexibilidade, pois pode-se usar no inicio da pesquisa ou validar uma arquitetura da informação já pronta”. Agner (2009, p.133), esclarece também que, o objetivo do card-sorting “é de verificar se a arquitetura dos sites faz sentido do ponto de vista dos usuários, já que nem sempre, o que parece óbvio para os projetistas, é óbvio para os usuários”.

Para Robertson (2001) como primeiro passo na condução de uma rodada de card-sorting no modelo fechado é necessário determinar previamente a lista de tópicos, pois neste caso os termos já estão nos cartões. No caso do card-sorting aberto o participante deve definir, além da estrutura, os termos a serem utilizados. Em qualquer uma de suas formas os participantes recebem um grupo de cartões e devem montar uma hierarquia representativa do tipo de conhecimento a ser analisado. Este estudo utilizará a técnica de card-sorting aberto e fechado.

Com relação aos procedimentos, serão considerados os descritos por Agner (2009, p.136) e Nielsen (2000b):

Escrever os nomes de cada item de informação (se necessário uma breve descrição) em pequenos cartões de papel;
Misturar bem os cartões e entregá-los aos usuários;
Solicitar ao participante que agrupe os cartões em pilhas, colocando juntos os que para ele pertencem ao mesmo grupo. Os usuários podem criar tantos grupos quanto quiser. Os grupos podem ser pequenos ou grandes;
Opcionalmente, solicitar que crie grupos maiores e mais genéricos. No final, pode-se pedir ao participante que nomeie as pilhas. Assim ele fornecerá idéias de palavras ou de sinônimos, que podem ser usados nos rótulos, links, títulos.

Para análise dos resultados deve-se segundo Agner (2009) e Nielsen (2000b):

Identificar o esquema de organização dominante, por exemplo: bases de dados;
Ajustar a consistência da nomenclatura;
Analisar categorias singulares;
Analisar o todo – rótulos estão adequados? Há categorias muito extensas, precisando ser subdivididas?
Após o refinamento chegará a uma taxonomia.

e)  Realização de análise da tarefa com os autores para testar a usabilidade das páginas de depósito dos metadados dos documentos. Segundo Santos (2011), a análise da tarefa pode ser definida como um processo de identificar e descrever unidades de trabalho e de analisar os recursos necessários para um desempenho do trabalho bem sucedido. Este método é tanto formativo – quando aplicado nas fases iniciais de desenvolvimento, para levantamento de requisitos – quanto somativo – quando aplicado após a implementação, com vistas a melhorias do sistema. A análise da tarefa nos dá descrições detalhadas sobre como as tarefas são realmente executadas, podendo ser usadas, para avaliar, as simulações e os protótipos durante todo o projeto, bem como para avaliar sistemas ainda incompletos. As tarefas são definidas em uma hierarquia de quatro níveis: projeto, tarefas, subtarefas e atividades. Deve-se dar especial atenção às transições entre tarefas, subtarefas e também atividades. A metodologia da análise da tarefa pode ser sumarizada, de maneira geral, pelos seguintes passos:

Obter informações sobre a função que será automatizada;
Coletar e analisar dados através de observação e entrevista com os usuários que realizam esta função;
Construir e validar o modelo junto aos usuários; Para a execução desta etapa, as tarefas realizadas contemplarão algumas atividades relativas à rotulação da página e sobre a disponibilização dos conteúdos e dos campos de metadados na tela principal, visando observar a facilidade do uso do sistema. A forma de registro utilizada será de observação, registro com caneta e papel e em audiovideo.

f)  Tabulação e análise dos dados com de lista de recomendações. Nesta fase criaremos uma lista de recomendações para a organização da informação das páginas de depósito dos documentos no Repositório Institucional pautada nos resultados dos testes realizados. Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Biblioteconomia.

g)  Criação de um protótipo aprimorado.  Nesta etapa será criado um protótipo aprimorado das páginas de autoarquivamento do Repositório Arca com base na lista de recomendações elaborada, para validação da coordenação geral do Repositório Institucional da Fiocruz – ARCA.

Produtos e resultados esperados

Espera-se com esta pesquisa desenvolver um protótipo aprimorado para otimizar a usabilidade do Repositório Institucional da Fiocruz, de modo que não haja dificuldades ou barreiras para o autoarquivamento dos autores. De forma abrangente, pretende-se criar um ambiente propício para os autores do IFF depositarem seus documentos contribuindo para a preservação da memória institucional e disseminação da informação gerada no Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do adolescente Fernandes Figueira. As mudanças de layout e organização da informação atingirão todas as comunidades e coleções do Repositório o que possibilitará o incentivo ao autoarquivamento de todos os autores da Fiocruz em suas diversas Unidades.

 

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Projetos de Pesquisa

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