">
Um instrumento para preservar o conhecimento produzido na Fiocruz ao alcance de todos. Essa é a proposta do Arca, repositório nascido no Icict e que se tornou o principal instrumento de execução da política de acesso aberto da Fiocruz, criada em 2014. Seu recente processo de fortalecimento, no entanto, joga luz sobre desafios ainda maiores, característicos do atual momento de transição de mentalidade institucional, que precisarão ser enfrentados para que se dê a ampliação da própria política.
Com mais de dez mil documentos depositados, o Arca se consolida como instrumento importante de organização e disseminação do conhecimento. “Ele dá unidade e facilita o acesso à toda a produção da Fiocruz, espalhada em bancos e publicações”, avalia Ana Maranhão, coordenadora do repositório. “A tarefa é ainda mais fundamental pelo fato de a Fiocruz ser uma instituição fisicamente distribuída por todo o país e que produz conhecimento nas mais diferentes áreas”, ressalta.
Também é possível enxergar no Arca uma ferramenta de gestão inédita, como destaca o vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict, Rodrigo Murtinho. “Uma vez que ele reúne toda a produção científica da Fundação, permite analisar o que está sendo pesquisado e publicado em suas unidades, os estudos nos quais estão envolvidas e os resultados das próprias políticas institucionais".
O protagonismo do repositório também joga luz sobre desafios em seu horizonte, novos e antigos. “Por exemplo, a adesão das unidades ainda é variável, pois vivemos num momento de transição de mentalidade e de rotinas institucionais”, aponta Maranhão. “Os pesquisadores precisam ver o Arca como uma ferramenta importante e ter interesse em depositar sua produção”, acredita.
O esperado aprofundamento da discussão sobre acesso aberto no futuro, com a possibilidade de disponibilização de outros tipos de produção intelectual, também exigirá mais da plataforma, do ponto de vista tecnológico, da capacidade de indexação e da gestão. O Arca deve ser cada vez melhor para ser cada vez mais coletivo – e vice-versa.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.