Geomed 2017: Icict participa de comitê organizador

por
Graça Portela
,
22/09/2016

Com o tema “Deeper insight from big data and small areas”, será realizada na cidade do Porto, em Portugal, de 7 a 9 de setembro de 2017, a GEOMED 2017 – X Conferência Internacional sobre estatística espacial, epidemiologia espacial e geografia em saúde pública (da sigla em inglês).

O evento é organizado pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – i3S, e conta com as pesquisadoras do Núcleo de Geoprocessamento, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict, Mônica Avelar Magalhães e Renata Gracie no Comitê Organizador e Maria de Fátima de Pina como presidente da Conferência e membro do Comitê Científico.

Segundo Maria de Fátima de Pina, um dos grandes desafios na análise espacial de dados de saúde continua a ser a análise por micro-áreas, daí o tema da Conferência: “Nos últimos anos algumas ferramentas de manipulação e análise de dados tradicionalmente utilizadas na Ciência de Dados têm sido agregadas à área da Saúde, entre elas o Big Data. Quisemos nesta Conferência juntar estes dois temas para debater como ferramentas de ciência de dados  (big data) podem ajudar a resolver antigos problemas de análise de dados em saúde (micro áreas)”, explica.

A Conferência, que é realizada desde 1997, de dois em dois anos, é reconhecida internacionalmente como uma dos maiores da área e reúne pesquisadores e estudantes de Estatística, Geografia, Epidemiologia, Ciência dos Computadores e de Saúde Pública. Segundo Maria de Fátima de Pina, seu objetivo é “reunir investigadores das áreas de estatística espacial, epidemiologia espacial e geografia da saúde para debaterem novas metodologias nestas áreas e para discutirem os resultados de suas pesquisas”, explica.

Haverá também uma sessão de palestras sobre Big Data em Saúde, organizada pelo pesquisador do LIS e coordenador do Centro de Estudos do Icict, Marcel Pedroso, que apresentará palestra no dia 8/09/2017, intitulada “Data Science applied to Health: Strategies and tools for big data, machine learning and data mining” (Ciência de dados aplicada à Saúde: estratégias e ferramentas para Big Data, aprendizagem de máquina e mineração de dados). Além dele, Marília Sá Carvalho, pesquisadora do Programa de Computação Científicia (PCC), ligado à Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC)/Fiocruz, coordenará a sessão de palestras sobre “Modelagem baseada em agentes”, no dia 07/9/2017.

A programação é diversificada e os interessados poderão inscrever seus trabalhos nos seguintes tópícos: SIG em Saúde Pública; Vigilância Espacial em Saúde; Análise de dados de registro e sobrevivência espacial; Aglomerados de tendências temporais no mapeamento espaço-temporal de doenças; Modelagem baseada em agentes; Unidades de área modificáveis  - problemas e métodos;; Redes sociais e epidemiologia espacial: ferramentas, oportunidades e desafios; modelagem de doenças sensíveis ao clima; Lugares e saúde: implicações para compreensão da saúde nas cidades; Modelagem e inferência na epidemiologia de doenças infecciosas; Data linkage em epidemiologia espacial; Modelagem conjunta com variação espacial; Aplicação do Google Earth Engine na Saúde e Desafios e avanços na modelagem espaço-temporal da doenças.

Os interessados devem observar as datas limites de inscrição dos trabalhos (15/4/2017), para receberem o aviso de aceite das apresentações e pôsteres (25/5/2017) e para as inscrições na Conferência (15/6/2017). Outras informações e programação completa podem ser obtidas no site do evento.

Serviço

Evento: GEOMED 2017 X Conferência Internacional sobre estatística espacial, epidemiologia espacial e geografia em saúde pública

Data: 7 a 9 de setembro de 2017

Local: Cidade do Porto, Portugal

Prazos importantes:

Submissão dos trabalhos – 15/4/2017

Aceite das apresentações e pôsteres: 25/5/2017

inscrições para a Conferência: 15/6/2017

Outras informações e programação do evento: http://www.i3s.up.pt/geomed2017/index.html

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Big Data em Saúde

Proporcionar ferramentas e aplicativos que operacionalizem análises relacionadas a mineração e visualização de grandes quantidades de dados.

Big Data em saúde

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo pesquisar, desenvolver e disponibilizar plataforma tecnológica para armazenamento, gestão e análise de Big Data em Saúde para pesquisadores, docentes e discentes do Icict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS