">
Coletar, processar e analisar informações por meio da estratégia de Big Data nos permitirá planejar, monitorar e avaliar políticas públicas e serviços de saúde em tempo real, gerando indicadores de alerta e painéis de monitoramento bastante específicos.
O grupo centra seu interesse no estudo do impacto do envelhecimento demográfico no quadro epidemiológico e de ações dos sistemas de saúde, assistência e previdência social. Doenças crônicas, incapacidades físicas ou cognitivas, bem como as novas conformações das redes formais e informais para o cuidado são assuntos que devem ser alvo das pesquisas atuais.
O principal objetivo desse grupo de pesquisa é avaliar as alterações das condições de exposição da população a estas mudanças ambientais e climáticas sobre a saúde. Para isso, são construídos indicadores que podem apontar precocemente as mudanças dos padrões de exposição e o aumento da carga de morbimortalidade de grupos sociais vulneráveis.
O Grupo de pesquisa "Informação em Saúde" dedica-se a gerar, sistematizar, analisar e divulgar informações para o monitoramento do sistema de saúde, avaliação da situação de saúde da população brasileira, e seus determinantes sociais e ambientais.
Produz conhecimento sobre Comunicação e Saúde a partir do campo da Saúde, comprometidos com interesses da Saúde Coletiva e tendo como principal conceito de abordagem teórico-metodológica a produção social dos sentidos.
O grupo pesquisa as inter-relações entre saúde e jogos, uma área emergente, reconhecida atualmente como um espaço de inovação promissor para a saúde. Tendo como objetivo maior contribuir para a constituição e consolidação dessa nova área.
Desde a criação do grupo em 2006, seus líderes já publicaram 25 artigos, 1 livro e 4 capítulos. Ao longo desse período foram obtidos financiamentos para 6 projetos de pesquisa junto a Fiocruz, CNPq e Faperj. Foram produzidas 3 dissertações, monografias de especialização e outras orientações estão em andamento.
O grupo investe em estratégias metodológicas que possam orientar o desenvolvimento de uma base de citação da literatura científica nacional, em parceria com a UFMG, e no investimento em uma nova ciência da política científica, especificamente buscando fontes e indicadores para iluminar as políticas de financiamento de pesquisa em saúde.
Um dos papéis das ciências no processo de construção de uma sociedade sustentável é produzir informações e conhecimentos que permitam aos atores da dinâmica territorial uma melhor tomada de decisões na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. MEANDROS caminha nesta direção.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.