">
Com a participação dos pesquisadores do Icict (representado pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fiocruz-BA, Fiocruz-PE, Fiocruz-MG e Diretoria de Brasília (Direb/Fiocruz), a Fiocruz realiza, entre os dias 23 e 27/1, em Paudalho, interior de Pernambuco, a primeira 'Expedição Fiocruz-Brasil sem Miséria', com o tema “Ciência, Educação e Cultura para saúde e superação da pobreza”. O objetivo é mobilizar professores, educadores, agentes de saúde e a comunidade sobre questões referentes às doenças negligenciadas, realizando debates, oficinas, cursos, exposições e atividades de campo.
Em Paudalho, doenças como esquistossomose, tuberculose e helmintíases são mais frequentes. Por essa razão, algumas atividades da expedição estão focadas na prevenção destas doenças e na troca de conhecimentos com os moradores. Localizada a 60km de Recife, a cidade, banhada pelo Rio Capibaribe, possui 50 mil habitantes, com mais da metade recebendo um salário mínimo. Com apoio da prefeitura e do estado, a Expedição tem também possibilitado o cadastramento de famílias no programa Bolsa Família.
A primeira Expedição está sendo realizada de maneira experimental, em comemoração aos 100 anos da expedição organizada pelos sanitaristas Carlos Chagas e Belisário Pena, pelos sertões do Brasil, para pesquisar as doenças mais comuns no país. O Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next/Icict) está desenvolvendo uma rede para articular todas as atividades realizadas nesta semana de atividades, a fim de aplicar esta experiência nas próximas edições da expedição.
“Se faz importante que nós do Icict estejamos presentes na realização de um projeto como este, de grande impacto social, trazendo a nossa expertise nas redes sociais. A tecnologia e as possibilidades de mobilização da internet potencializam a Expedição, mantendo a articulação dos diferentes agentes participantes, mesmo depois da campanha”, comenta o professor Nilton Bahlis dos Santos, coordenador do Next.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar