">
Como unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Icict é Sistema Único de Saúde (SUS). E nesses 30 anos de história, tem atuado em diferentes frentes pelo reconhecimento dos direitos à comunicação e à informação como fundamentais para o direito à saúde. Neste sentido, é missão do Icict/Fiocruz atender as demandas sociais do SUS, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como para o desenvolvimento de estratégias e a execução de ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Na prática, essa atuação envolve investimento da unidade na tentativa de integrar suas áreas de ensino, pesquisa e serviços para potencializar suas ações e fortalecer o SUS. É o que lembra o diretor do Icict/Fiocruz, Umberto Trigueiros, que, em seu segundo mandato na gestão, tem buscado uma maior integração e interação dos setores. Segundo ele, informação e comunicação são fundamentais na defesa do SUS e para seguir em resistência diante dos retrocessos e ameaças ao direito à saúde: “A defesa do acesso livre à informação e da transparência pública, o entendimento da comunicação como direito e a afirmação da necessidade de uma comunicação pública são pilares da organização social. Sem isso é difícil sustentar um sistema de saúde que está lidando com um grau de exclusão muito grande, com uma oposição enorme e velada”.
No campo da informação, Trigueiros destaca o papel de atividades mais tradicionais do Icict/Fiocruz relacionadas às bibliotecas, que contribuem para a ampliação do acesso à informação a profissionais e usuários dos serviços de saúde e para a preservação e disseminação de acervos. Além disso, linhas de trabalho do Laboratório de Informação em Saúde (Lis) e do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) vêm impactando as políticas públicas de saúde, a partir de pesquisas que contribuem para uma avaliação sistemática de informações no contexto do SUS. Dados sobre nascidos vivos, acidentes de trânsito, aids, uso de drogas, geoprocessamento, saúde do idoso, toxicologia, estatística, entre outras temáticas constituem algumas áreas de atuação desses laboratórios.
Já na comunicação, o diretor do Icict/Fiocruz ressalta ações que igualmente impactam o SUS, a começar pelo Multimeios, que se atualizou com as novas tecnologias, ampliando possibilidades na programação visual, banco de imagens e linguagens, a partir de jogos e animação. Também com este desafio de se renovar, o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde (CTIC) vem realizando ações associadas à informática, comunicação e informação para o desenvolvimento de sistemas, sites e outras plataformas voltadas para o acesso e relacionamento da Fiocruz com o cidadão. A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz soma-se a esta vocação da unidade de disseminar informação em saúde, com um diversificado acervo de vídeos, mostras itinerantes e programação para televisão, de forma que, para Trigueiros, “o audiovisual é um meio fundamental de informação científica e de comunicação e não podemos prescindir disso hoje”.
Na avaliação do diretor, a atuação da VideoSaúde permitiu à unidade um acúmulo de reflexão, originando cursos, oficinas e especialização e constituindo um núcleo de formulação mais acadêmica e que originou o Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). “O Laces trouxe a discussão do campo e do direito à comunicação, da comunicação pública, do acesso à informação, e de uma consciência crítica de como se cria produtos de comunicação, como são trabalhados com a cidadania e a área de saúde se apropria disso. Essa contribuição se capilarizou pelos setores da unidade. E o PPGICS colocou o instituto em um outro patamar”, ressalta Trigueiros, reafirmando que essa trajetória acadêmica tem sido mais uma contribuição do Icict/Fiocruz no campo da pesquisa voltada para o SUS.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.