">
Parte das comemorações pelos 25 anos do Icict, em 2011, a exposição Dresden, 1911: 100 anos da Exposição Internacional de Higiene foi palco para o lançamento do documentário “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden”. A mostra celebrou o centenário da exposição realizada na Alemanha, que levou ao púbico imagens e aparelhos científicos exibidos por Oswaldo Cruz. O evento comemorativo, realizado em novembro de 2011, marcou o encerramento do Ano de Cooperação Brasil-Alemanha em Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciado no mês de abril.
O documentário resgata cenas dos primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, realizados pelo Instituto Oswaldo Cruz e apresentados por Oswaldo Cruz, em 1911, no Pavilhão Brasileiro da exposição. Ainda inclui imagens de filmes que registram a campanha contra a febre amarela empreendida no Rio de Janeiro por Oswaldo Cruz e as atividades de Carlos Chagas em Lassance, cidade mineira em que o pesquisador descobriu a doença que leva o seu nome.
O vídeo – que reforça o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde – foi o primeiro colocado na categoria “Melhor Filme de Curta Metragem de acordo com o Júri Popular” no Festival Internacional de Cinema de Arquivo (RECine), realizado entre os dias 7 e 11 de novembro de 2011, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.