Moçambique: um país no gerúndio a caminho do futuro

por
Graça Portela
,
01/06/2016

Com essa imagem poética, a vice-diretora de Desenvolvimento Institucional Adir Glusing descreveu o impacto da visita que ela, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, e o designer Mauro Campello, do Multimeios, fizeram a Maputo (capital de Moçambique), entre os dias 25 de abril e 2 de maio, a convite do Ministério da Saúde (Misau) local. Eles estiveram com profissionais e dirigentes tanto do Misau, quanto do Instituto Nacional de Saúde (INS). O objetivo da viagem foi dar seguimento à cooperação técnica entre o INS/MISAU e o Icict/Fiocruz e à reestruturação do instituto moçambicano, com a vistas à elaboração e implementação dos Planos Quadrienal e de Comunicação.

Durante a visita, que incluiu reuniões com vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, a coordenadora do Departamento de Ensino, Informação e Comunicação (DEIC)/INS, Sonia Enosse; o chefe do gabinete de Comunicação do Misau, Nelson Belarmino; e a editora chefe da Revista Moçambicana de Ciências e Saúde (RMCS), Ana Olga Mocumbi, Jacintho Nhacale, Edson Zita e Musa Chaleque, do DEIC, foram discutidas questões relativas as áreas de Ensino, de Pesquisa, Informação e Comunicação e Desenvolvimento Institucional.

Umberto Trigueiros afirmou que a equipe do Icict trabalhou em conjunto na “construção do Plano Estratégico de Informação e Comunicação, no projeto de aprimoramento da edição da Revista Moçambicana de Ciências da Saúde, na dinamização dos produtos de Comunicação, tais como boletim de notícias, portal, relações com a imprensa, constituição de uma assessoria de Comunicação, formação de técnicos e gestores”.

Emergência e urgências

Mesmo em sua segunda visita a Maputo, Trigueiros ainda se surpreende com a vontade de superação dos colegas moçambicanos, “que apesar das enormes dificuldades em virtude da falta de recursos e do quadro social e epidemiológico do país, há uma enorme dedicação e um esforço extraordinário por parte deles em superar as adversidades, aprimorar sua formação e avançar na qualidade e abrangência das políticas públicas e ações de saúde ofertadas à população”.

A urgência com que o INS e o Misau trabalham se justifica pela situação da Saúde no país, onde a expectativa de vida, conforme dados de 2013 da Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 53 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Outros números chamam a atenção, como o acesso ao saneamento básico que atinge 41% da população urbana e 9% da rural; 47% da população consome água potável e a taxa de médicos por cada mil habitantes é de 0.03% e de enfermeiras e parteiras é de 0.34%, conforme dados de 2008. Em compensação, a mortalidade materna caiu de 1.390, em 1990, para 438, em 2013. Além disso, a renda per capita que era de US$ 424,13 (2010) foi para US$ 605,03 (2013), segundo o Banco Mundial.

Novas ferramentas

Para estar mais próximo da população e auxiliar o Misau nas políticas e tecnologias voltadas para a Saúde, o investimento do INS se faz também no campo da comunicação visual. A equipe do Icict analisou os materiais gráficos que estão sendo produzidos pelos colegas do Instituto. Sugestões para a criação do Manual de Identidade Visual do INS, integração das identidades a todos os produtos (site, boletim, revista), pequenas capacitações para uso de ferramentas para a produção editorial, visando a produção do Boletim Informativo do INS foram algumas dessas atividades.

Para Mauro Campello, muita coisa pode ser aprendida por ambas as partes. Ele ressalta que o contexto da saúde em Moçambique “força os profissionais a desenvolverem novas formulações e soluções”. O responsável pela Programação Visual do Icict acredita que a unidade pode contribuir “bastante com a área de comunicação do INS, que está começando a ser estruturada”. Segundo Campello, “no Icict, temos muitos profissionais com expertises que eles ainda não possuem, esse intercâmbio é fundamental para que em um futuro próximo tenham profissionais capacitados que possam responder as necessidades de um Instituto em crescimento”.

Outra abordagem feita pela equipe do Icict foi o reforço na área de comunicação e informação científica e tecnológica com a proposta de reformulação da Revista Moçambicana de Ciências e Saúde, que teria novo layout, além da introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS, utilizado pela Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis)/Icict. Durante as reuniões foram debatidos pontos como a necessidade de pessoal, criação de fluxo de trabalho, a importância da periodicidade periódico do INS e a importância da Política de Acesso Aberto e, por conseguinte, das BVS e bibliotecas, e etc.   

A parte de assessoria de Comunicação também foi assunto entre as duas equipes. Atualização do site do INS, a própria estruturação da área de Comunicação, assim como o preparo da equipe, o uso de redes sociais foram alguns dos temas abordados. Umberto Trigueiros ministrou um workshop sobre técnicas de comunicação, enfocando a relação do INS com a imprensa e a importância da divulgação das ações realizadas pelo Instituto para a mídia.

Parceria e respeito

Outro ponto abordado pelas duas equipes foi a definição dos objetivos estratégicos do Departamento de Ensino, Informação e Comunicação dentro do Plano Estratégico do INS. Adir Glusing destacou a colaboração que o Icict pode dar ao INS: “a expertise do Icict no caso específico de Desenvolvimento Institucional, a articulação entre ensino, informação e comunicação a partir do pensamento estratégico, considerando-se a realidade local e com o objetivo de atender à demanda da população” são alguns desses pontos. A vice-diretora de Desenvolvimento Institucional espera que essa colaboração “se revele nas diretrizes para a construção e implementação do plano quadrienal, estruturação das equipes, plano de comunicação e o fortalecimento institucional a partir da troca de experiências”.

Adir Glusing também destaca a importância do tipo de cooperação adotado pelo Icict junto ao INS/Misau: “Trabalhamos com a chamada Cooperação estruturante, que rompe com o paradigma tradicional de transferência passiva de conhecimento e orientação verticais; e, propõe a estruturação das instituições, observando as realidades locais, os recursos humanos e sua capacitação, com o objetivo no desenvolvimento institucional e o do fortalecimento dos sistemas de saúde” Ela acredita que “ambos saímos fortalecidos. É um aprendizado mútuo”.

A mesma opinião é partilhada pelo diretor do Icict, que ressalta a relação com realidades e experiências tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximas como as do Brasil e de Moçambique: “Saltam aos olhos as sequelas deixadas pelo colonialismo na África e por outro lado o empenho, a dedicação e a vontade de superação dos profissionais do INS”, afirma Umberto Trigueiros. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Mauro Campello - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Sonia Enosse / INS - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing
Visita técnica a Moçambique_abril/maio/2016 - Foto: Adir Glusing

Arquivos para download

Atlas of African Health Statistics 2016 - WHO

Atlas da Organização Mundial de Saúde com as estatísticas de 2016 do continente africano.

Country Cooperation Strategic 2016 - Mozambique - WHO

Agenda de Cooperação Estratégica para a área da Saúde da Organização das Nações Unidas (OMS) para Moçambique (2009-2013)

Assuntos relacionados

Visita da delegação de Moçambique ao Icict rende parcerias

Visita dos representantes do Instituto Nacional de Saúde, de Moçambique, aconteceu na primeira semana de dezembro

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS