PPGICS: Análise bibliométrica da pandemia de covid-19 nas favelas e comunidades é tema de defesa

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
18/04/2024

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Ao analisar a produção científica sobre a pandemia de COVID-19 nas favelas e comunidades urbanas do Brasil, Thiago Ferreira de Oliveira, em sua dissertação de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict, buscou “buscando elencar a identificação global, o mapeamento de coautorias, instituições, países e palavras-chave sobre a temática e analisar a evolução dos tópicos identificando mudanças e possibilidades de continuidades de estudos ao longo do tempo”. 

Orientado por Marcio Sacramento, pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS), Oliveira observou que “o panorama exposto através das publicações analisadas evidencia as tendências de assuntos que foram evoluindo conforme o fenômeno pandêmico foi perpassando por nossa sociedade, no período definido, onde a saúde dessas populações foram negligenciadas, gerando assim, diversas desigualdades e efeitos drásticos para a saúde e o bem-estar dessas vidas.” 

A defesa da dissertação de mestrado ocorrerá na quarta-feira, 24 de abril, às 10 horas. Leia abaixo o resumo da dissertação de mestrado de Thiago Ferreira de Oliveira.

Defesa de Dissertação de Mestrado 

Título: A Pandemia de Covid-19 nas Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil: uma análise bibliométrica 

Aluno: Thiago Ferreira de Oliveira 

Orientador: Marcio Sacramento de Oliveira (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)   

Banca: 

Titulares 

Drª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Drª Palloma Valle Menezes (IESP/UERJ) 

Suplentes

Drª Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Drª Franciele Marques Redigolo (PPGCI/UNESP)  

Data: 24/04/2024 - Quarta-feira | Horário: 10h  

Local: Sala 403 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção científica sobre a pandemia de COVID-19 nas favelas e comunidades urbanas do Brasil, buscando elencar a identificação global, o mapeamento de coautorias, instituições, países e palavras-chave sobre a temática e analisar a evolução dos tópicos identificando mudanças e possibilidades de continuidades de estudos ao longo do tempo. Utiliza como método a pesquisa bibliométrica, com caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, tendo por objeto de análise publicações científicas recuperadas a parir de buscas nas bases de dados SciELO, Web of Science e SCOPUS. Apresenta as construções teóricas sobre os conceitos, desafios e perspectivas em saúde sobre a pandemia de COVID-19 no mundo e no Brasil. Aborda sobre as favelas e comunidades urbanas do Brasil, elencando a construção desses territórios. Apresenta a reflexão sobre a crise sanitária ocasionada pelo coronavírus nas favelas e comunidades urbanas brasileiras.  

A partir dos resultados e discussões, apresentam que a comunidade científica agiu de modo colaborativo e com foco para descobrir as questões específicas de saúde e de assuntos mais complexos, no entanto, a produção relacionada a temática delimitada ainda carece de mais investigações por parte dos pesquisadores.  

O panorama exposto através das publicações analisadas evidencia as tendências de assuntos que foram evoluindo conforme o fenômeno pandêmico foi perpassando por nossa sociedade, no período definido, onde a saúde dessas populações foram negligenciadas, gerando assim, diversas desigualdades e efeitos drásticos para a saúde e o bem-estar dessas vidas. Indica-se, por fim, que a partir das análises e discussões realizadas, que a necessidade de investimento em pesquisas e em políticas públicas que abordem a saúde, a prevenção e o bem-estar das populações faveladas e de comunidades urbanas ocorram de forma recorrente, não apenas em situações de crises sanitárias, a fim de assegurar os direitos previstos na Constituição Federal Brasileira de 1988. 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS