">
Bastidores Doutores da Alegria
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
01/01, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 4/1, às 13h; segunda-feira, 6/1, às 15h
Besteirologia é a ciência praticada por esses médicos especialistas em divertimento. O vídeo mostra a rotina dos Doutores da Alegria em um hospital, artistas que promovem o bem estar dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O vídeo foi produzido pela TV UNI-BH, com direção de Andréa Resende.
Território de sacrifício ao Deus do capital: o caso da ilha da Madeira
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
08/01, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 11/1, 13h; segunda-feira, 13/1, 15h
No documentário "Territórios de sacrifício ao Deus do capital: o caso da Ilha da Madeira", moradores e pescadores do bairro localizado na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, denunciam mudanças drásticas no meio ambiente, na saúde e na subsistência da população, ocasionadas pela chegada de grandes empreendimentos à localidade. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), por meio do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde e do Núcleo de Tecnologia e Educação em Saúde.
Pipas no ar
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
15/1, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 18/1, 13h; segunda-feira, 20/1, 15h
O programa aborda questões pouco discutidas na sociedade, muitas vezes por causa do preconceito, como a vida afetiva e a sexualidade de jovens com deficiências intelectuais. Essa população está vulnerável à gravidez não planejada, ao abuso sexual e às doenças sexualmente transmissíveis. Diante da carência de informações para esses jovens, nasceu o projeto “Pipa”, também dirigido a profissionais da educação e saúde, técnicos e familiares. A ação, que recebeu o prêmio “Saúde Brasil: Aids e responsabilidade social”, envolveu oficinas de educação preventiva especial em diversos municípios brasileiros.
Aneps
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
22/1, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 25/1, 13h; segunda-feira, 27/1, 15h
O vídeo apresentado no programa registra o primeiro Encontro Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e a consolidação da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps). O documentário dirigido por Odila Fonseca aborda a luta dos movimentos populares pela melhoria das condições de saúde do povo brasileiro, refletindo sobre episódios como a ditadura, a construção da democracia e o nascimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assentamento XIX de Setembro
UTV - RJ (Canal 11 da NET)
29/1, quarta-feira, 21h30
Horários alternativos: sábado, 1/2, 13h; segunda-feira, 3/2, 15h
Vamos conhecer um pouco mais da rotina de famílias brasileiras que vivem nos assentamentos rurais: as principais dificuldades, as conquistas desses trabalhadores, suas condições de saúde e as mudanças nos processos de produção. O vídeo “Assentamento XIX de Setembro” foi gravado no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, e aborda os desafios da Reforma Agrária. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar