">
Dando continuidade às atividades de mobilização para a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (8ª ConfOA), o Icict/Fiocruz realizará em 20 de setembro o 5º Encontro Pré-ConfOA, com os temas: ‘Dados Abertos: uma perspectiva dos estudos sociais da ciência” , ‘Ciência de Dados Aplicada à Saúde`, e a apresentação do ‘Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS), na Biblioteca de Manguinhos, Campus Fiocruz, às 9h.
O encontro terá como convidados os pesquisadores Maria Cristina Soares Guimarães, do Laboratório de Informação Científica e Tecnologia em Saúde (LICTS) , Marcel Pedroso, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) e Maria Yury Travassos Ichihara (Instituto Gonçalo Muniz – Fiocruz/Bahia). A mediação será feita por Lidiane Carvalho, pesquisadora do LICTS.
Os encontros Pré-ConfOA ocorrem duas vezes por mês até a realização da 8ª ConfOA, em outubro (veja calendário abaixo), sempre abordando diferentes aspectos relacionados a temas de acesso aberto, visando mobilizar e disseminar a agenda dentre as unidades da Fiocruz.
Sobre os palestrantes
Maria Cristina Soares Guimarães
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com a University of Edinburgh, Escócia, atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS/Icict) e coordenadora do Curso de Especialização lato sensu Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict,. É consultora ad hoc do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo, CYTED, Espanha.; Revisora do periódico Ciência & Saúde Coletiva; Membro das comissões científicas do Enancib e do Confoa. Coordena o projeto do Ministério da Saúde, em âmbito nacional: Formação de profissionais de nível médio para a Rede Psicossocial - enfrentamento do crack e outras drogas. Coordena ainda diversos projetos de pesquisas, tendo como principais temas: Acesso livre e Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência, e Tecnologia, Engajamento em ciência e Competência em saúde (helth literacy).
Marcel Pedroso
Doutor em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB - 2011), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2002) e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP- 2000). Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), Coordenador da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde do Icict, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPG-SP/ENSP), pesquisador colaborador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão da informação para processos decisórios e análise de situação em saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência de Dados, políticas públicas, análise multicritério, mineração de dados, machine learning, sistemas de informações geográficas, indicadores socioeconômicos e análise de situação de saúde.
Maria Yury Travassos Ichihara
Doutora em Saúde Pública (2014) pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBa, é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação e pesquisadora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva, onde desenvolve pesquisas prioritárias para o SUS e de interesse da Vigilância à Saúde/Ministério da Saúde desde 1998. É vice-coordenadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS),unidade do Instituto Gonçalo Moniz/FIOCRUZ que realiza o manejo de grande volume de dados. Dentre os projetos nos quais participa como pesquisadora, destaca-se o projeto da Coorte de 100 milhões de brasileiros para análise de efeitos de determinantes sociais e políticas públicas na saúde infantil e na ocorrrência de doenças infecciosas, doenças crônicas na população brasileira e mortalidade. Participou de estudos em avaliação do impacto do Programa Bolsa Família na incidência de sífilis congênita, avaliação de efetividade da vacinas (BCG, influenza, rotavirus), avaliação de capacidades básicas de vigilância e resposta para atendimento ao Regulamento Sanitário Internacional. além dos seguintes temas: tuberculose, mortalidade neonatal precoce, diarréia por rotavírus e vigilância epidemiológica.
IV Encontro Pré-ConfOA
Quarta-feira, 20 de setembro, às 9h30
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (Campus Fiocruz)
Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br (Observação: Serão emitidos certificados aos participantes que realizarem sua inscrição prévia pelo link)
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudefio
Próximo encontro:
28/09 - Encontro dos Núcleos de Acesso Aberto (NAACs) - 9h às 16h30
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar