Acordo de cooperação técnica para discutir Integralidade no SUS

por
Rafael Cavadas
,
28/11/2005

A relação entre gestores, profissionais de saúde e usuários. Essa foi a motivação do CICT (Centro de Informação Científica e Tecnológica) e do LAPPIS (Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde da UERJ) para assinarem, no dia 30 de junho, o acordo de cooperação técnica em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Na parceria, a integralidade é a palavra de ordem para promover a interação democrática na oferta do cuidado de saúde.

O acordo com o CICT irá auxiliar o LAPPIS no projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde, uma das linhas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A realização de eventos, seminários; a produção de material didático; a oferta de disciplinas; a participação em processos de avaliação de projetos e no Grupo Interdisciplinar LAPPIS (A práxis do jornalismo em saúde) são alguns dos desafios da parceria para os próximos 24 meses.

A cooperação também ocorrerá no subprojeto Saúde, Comunicação e Sociedade, um espaço para reflexões em torno das práxis de comunicação em saúde pública no país. Esse subprojeto decorre pela apreensão de diferentes sentidos e significados atribuídos às ações de comunicação em saúde e da compreensão estratégica dessas ações na integração das políticas públicas, na inclusão social e na garantia do direito à saúde.

Apesar do acordo ter sido firmado em junho, a parceria entre o LAPPIS e o CICT está sendo construída há mais tempo. Em 2004, o CICT contribuiu para a cobertura do IV Seminário do Projeto Integralidade que deu origem ao vídeo com as apresentações dos participantes nas mesas. A intenção era expandir o alcance do evento, democratizando as discussões realizadas. Em setembro, essa cooperação se repetirá na quinta edição do seminário.

O V Seminário do Projeto de Integralidade será entre os dias 14 e 16 de setembro, quando será discutida a demanda como uma interação de saberes e práticas sociais e historicamente construídas, cujos processos, efeitos e repercussões dão sentidos, significados e vozes à integralidade em saúde. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site http://www.lappis.org.br/

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Lappis oferece no IMS/Uerj a disciplina Intensivão da Integralidade

Inscrições terminam dia 19/07. Aulas serão de 13 a 20/09

Lappis/UERJ lança convocatória para apresentação de experiências de efetivação do direito à saúde

O prazo para entrega dos trabalhos é até 17/11/2013 e o público-alvo são os membros do Poder Judiciário

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS