Artigo de pesquisador do PCDaS é apresentado em workshop internacional

por
PCDaS Divulgação (com LNCC - Serviço de Comunicação Institucional)
,
21/11/2023


Victor Ribeiro apresentando seu trabalho na 49th International Conference on Very Large Data Bases, em Vancouver, Canadá (Foto: Arquivo Pessoal)

Pela primeira vez, um artigo produzido pela equipe da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) foi apresentado presencialmente em um evento internacional. No final de agosto, o engenheiro de dados Victor Ribeiro representou a Plataforma no DEco’23 (International Workshop on Data Ecosystems), atividade que integrou o calendário da Very Large Data Bases Conference (VLDB), uma das mais renomadas conferências de ciência de dados no mundo. Neste ano, o encontro aconteceu em Vancouver, no Canadá.

O artigo inscrito no DEco’23, Data Science Platform Applied to Health in Contribution to the Brazilian Unified Health System, abordou as diversas contribuições da PCDaS para auxiliar a descoberta de informação útil a partir de grandes ou complexas bases de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como a tomada de decisão orientada por dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais.

Em sua participação no workshop, que incluiu uma apresentação resumida do artigo ao público presente, Victor aproveitou a oportunidade para demonstrar o trabalho realizado pela Plataforma no Brasil. “Chamou muito a atenção dos pesquisadores o nível de complexidade do trabalho da PCDaS. E o fato de ela não ser um protótipo, mas sim uma plataforma funcional, também foi muito bem visto e reconhecido”, conta Victor. “Essa experiência mostrou que o nível de amadurecimento da PCDaS hoje é muito interessante”.

Victor acredita que a presença no DEco’23 pode fortalecer ainda mais o desenvolvimento da Plataforma, especificamente no campo da pesquisa. “Considerando a relevância da VLDB, essa participação é uma etapa importante para o crescimento da PCDaS. Foi uma espécie de ‘estreia’ no cenário internacional, e nós temos potencial para aumentar a projeção do nosso trabalho”.

Frente de publicações da Plataforma

Para Rebecca Salles, cientista de dados da Plataforma que lidera a frente de publicações e artigos, a participação no DEco’23 é um primeiro marco que expande os horizontes de alcance da PCDaS para fora do Brasil. “A Plataforma foi incluída no panorama mundial de iniciativas em ecossistemas de dados, tendo seu impacto na saúde pública contextualizado e destacado”, avalia. “O artigo demonstra como nosso trabalho se mostrou inovador no oferecimento da pesquisa e ciência de dados de saúde como serviço”.

Com outros artigos em desenvolvimento, a equipe pretende inscrevê-los em eventos nacionais e internacionais. “Além do nosso foco em publicações de análise de dados de saúde pública que contribuam para o SUS, essas participações são importantes para nos destacar no contexto de outros projetos e iniciativas e possibilitar a observação de oportunidades de parcerias”, diz Rebecca.

Acesse a publicação sobre o artigo clicando aqui.


"Com a PCDaS buscamos então coletar, processar e disponibilizar dados públicos"

A equipe do Serviço de Comunicação Institucional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conversou com um dos autores do trabalho, Victor Ribeiro, que participou do estudo junto com outros pesquisadores(as) do grupo de pesquisa DEXL LAB, sob a coordenação do professor Fábio Porto (LNCC).

O que é a pesquisa?  No âmbito de qual projeto do LNCC foi formulada a pesquisa? 

A fundação do SUS na constituição de 1988, e a lei brasileira de casso a informação faz com que seja disponível um grande volume de dados sobre saúde púbica e saúde coletiva. Com isso, é natural que pesquisadores em saúde pública e epidemiologia busquem por tais informações para desenvolver suas pesquisas.

O grande volume de dados combinado com as mais variadas fontes transforma seu processamento em um desafio que pode ser impeditivo para o desenvolvimento de determinadas pesquisas.

Com a PCDaS buscamos então coletar, processar e disponibilizar dados públicos, coletados diretamente com o DATASUS. A plataforma se posiciona na cooperação entre o LNCC e a FIOCRUZ. Com isso, o projeto atua em duas frentes. Na primeira, oferecemos uma plataforma que abstrai as dificuldades associadas com o projeto e manutenção de um ambiente computacional para grandes volumes de dados. Já na segunda estamos desenvolvendo pesquisas relacionadas à seleção, bem como qualidade e perfilamento de dados.

Qual é a importância da pesquisa?

A meu ver, o principal aspecto é que a PCDaS posiciona o LNCC como um agente interessado na discussão de dados abertos, e dados como política pública. Trata-se de um tema central na discussão social atual.

O surgimento das leis de proteção de dados, bem como aspectos relacionados a privacidade de dados são alguns dos exemplos que mostram a relevância do tema.

Quais são os desafios encontrados no seu estudo?

Os principais desafios estão relacionados com ao volume e a qualidade dos dados disponíveis. As desigualdades brasileiras são refletidas na qualidade dos dados, na media que as mais diferentes regiões apresentam diferença significativa na estrutura de comunicação. Estamos falando de conjuntos de dados que fornecem informações sobre os mais variados aspectos da vida humana da população brasileira. Tais informações são registradas desde comunidades ribeirinhas no interior do país, até grandes hospitais capazes de fornecer tratamentos de alta complexidade.

Quais são os benefícios para a sociedade?

É democratizar o acesso a informações sobre saúde pública, de forma que seu consumo seja mais amigável. Como principais resultados temos a cooperação em diferentes pesquisas, bem como a participação na formulação de diferentes produtos de dados. Podemos citar como exemplo a participação na PNS (pesquisa nacional de saúde), sendo essa a principal pesquisa sobre a situação de saúde pública no Brasil. Outro exemplo é o Observatório Obstétrico Brasileiro, cujo objetivo é fornecer informações sobre a saúde materno-infantil.

Como passamos pelo mês da Ciência e Tecnologia com a realização de inúmeras atividades e você já participou de ações de divulgação científica no LNCC, o que diria para os jovens como estímulo às carreiras da ciência, tecnologia e inovação?

Tecnologia e inovação são áreas que podem ser bastante gratificantes. Os pesquisadores nessa área precisam estar sempre se atualizando sobre as últimas tendências tecnológicas e encontrar novas maneiras de resolver problemas complexos.  Outro aspecto interessante está na possibilidade de melhorar a vida das pessoas em diversas áreas, como saúde e educação. Ver os resultados de uma pesquisa aplicada a melhorar a vida das pessoas é uma experiência muito gratificante.

Para conhecer mais sobre a PCDaS: https://pcdas.icict.fiocruz.br/ 

Para acessar as informações do DEXL LAB: http://dexl.lncc.br/

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde - PCDaS - Artigo

Artigo 'Data Science Platform Applied to Health in Contribution to the Brazilian Unified Health System', publicado na 49ª International Conference on Very Large Data Bases (VLDBW’23) — Workshop on Data Ecosystems (DEco’23)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS