">
Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca de Manguinhos celebra seu aniversário online. Os 121 anos do núcleo que preserva parte importante da memória da Fiocruz e da saúde pública brasileira acontece no dia 5 de agosto, às 14h. O evento “Nos trilhos da memória, preservação e acesso à informação em saúde” irá debater a importância do suporte digital para a divulgação cientifica.
A abertura do evento conta com a participação do diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) Rodrigo Murtinho e do coordenador da Biblioteca de Manguinhos Igor Falce. Na sequência, Maria Cláudia Santiago fala sobre a Produção de Manguinhos (ProMan) e Claudete Fernandes de Queiróz sobre o Repositório Arca.
Com um dos maiores acervos de ciências médicas e biológicas da América Latina – com mais de um milhão de volumes –, a Biblioteca de Manguinhos precisou se readaptar durante a pandemia do coronavírus. Os atendimentos passaram a ser quase todos online. “Precisamos ressignificar o acesso à informação, por isso é muito importante cada vez mais disponibilizar o acervo digitalmente”, comenta Igor que, junto com uma equipe multidisciplinar formada por 12 pessoas, prepara o lançamento de um dicionário online com mais de mil documentos em acesso aberto.
121 Anos da Biblioteca de Manguinhos
Data: Quinta-feira, 05/08
Horário: 14h
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar