Biblioteca Virtual em Saúde lança seção sobre malária

por
Alessandro Pereira
,
01/09/2006

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acaba de lançar uma seção dedicada à malária com informações sobre prevenção, tratamento e sintomas da doença. A iniciativa é do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz) que coordena a BVS na temática Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS DIP). O lançamento oficial foi durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, entre os dias 21 e 25 de agosto, no Rio de Janeiro.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a malária é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, sendo superada apenas pela Aids. O continente africano é o mais atingido. Somente em Angola 3,5 milhões de pessoas são infectadas todos os anos. Em 2004, a doença causou mais de 11 mil mortes no país. No Brasil, a região amazônica é a mais afetada com cerca de 500 mil casos por ano. 

A opção de criar uma seção exclusiva para a malária se deve aos altos números da doença, considerada um problema de saúde pública em mais de 90 países. “Se no Brasil as taxas de infecção são elevadas, em Angola, onde a Fiocruz estabeleceu um acordo de cooperação, eles são maiores ainda”, comenta Mônica Garcia, coordenadora do projeto.

Com o lançamento da seção malária, a Fiocruz espera levar aos angolanos, informações sobre a doença. O convênio prevê entre outras ações, a criação da rede de bibliotecas em saúde de Angola.

A BVS DIP é um projeto do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-americana de Saúde (Bireme/Opas), coordenada pelo Cict. Nela, o usuário pode ter acesso gratuito a textos completos e literatura científica, ampliando a rede de comunicação e informação em saúde.

Além da seção malária, a BVS DIP conta com um espaço dedicado a dengue e apresenta informações sobre outras 24 doenças, que são atualizadas, semanalmente, com notícias e eventos relacionados.

O Cict coordena mais três bibliotecas virtuais em: aleitamento materno; saúde pública; e Sergio Arouca, em homenagem ao médico sanitarista articulador do movimento da reforma sanitária no Brasil. Para o segundo semestre de 2006, ainda estão previstas dois novos temas para a BVS: um em Violência e Saúde, em parceria com o Centro Latino-americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Fiocruz), e outro em Integralidade, com o Laboratório de Pesquisa sobre Práticas da Integralidade em Saúde (Lappis/Uerj) como parceiro.  

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Novos rumos para as BVSs e a Rede de Bibliotecas da Fiocruz

Programa de fomento para as Bibliotecas Virtuais em Saúde da Fiocruz foi lançado

Estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na ocorrência de doenças vetoriais como dengue e malária nos biomas brasileiros

Observar a distribuição espacial da população e sua dinâmica, os indicadores locais de pobreza e segregação sócio-espacial, a situação dos programas de monitoramento e controle, bem como a dinâmica dos elementos naturais dos ecossistemas urbanos e dos biomas em que estão inseridos são alguns dos componentes que permitirão descrever, medir e acompanhar a vulnerabilidade em saúde de grupos populacionais aos potenciais cenários climáticos futuros e preparar o setor saúde para o seu enfrentamento.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS