BVS sobre doenças infecciosas e parasitárias é tema de trabalho no CBDD

por
Rafael Cavadas
,
14/03/2009

A disseminação da informação científica e tecnológica por meio da Biblioteca Virtual em Saúde Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS DIP) foi o tema do trabalho apresentado por profissionais de informação da Biblioteca de Ciências Biomédicas (Bib. CB) da Fiocruz, durante o 23º CBDD, em Bonito (MS). Atualmente, a BVS DIP reúne fontes de informação sobre 26 enfermidades, tais como hanseníase, tuberculose, doença de chagas, com destaque para as seções especiais em dengue e malária.

Durante a apresentação da chefe da Bib. CB, Mônica Garcia, os conferencistas puderam conhecer como os profissionais desenvolvem o projeto BVS, criado pelo Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme / Opas). Com acesso livre a bases de dados, teses e dissertações em textos completos, a BVS DIP é uma ferramenta útil para a pesquisa qualificada de cientistas, docentes e alunos de pós-graduação, além da sociedade em geral.

Para alimentar a BVS DIP, a equipe da Bib. CB conta com dispositivos que legitimam o material disseminado. São eles os comitês consultivo e científico, e o Fale Conosco, uma ferramenta de comunicação com o internauta. Através da análise dos e-mails encaminhados à Biblioteca, a equipe tem acesso às principais demandas do usuário, o que ajuda a abastecer a ferramenta com novos conteúdos e a traçar um perfil do usuário. De acordo com Mônica, a BVS DIP tem mais de quatro mil acessos por mês.

Para a chefe da Biblioteca, o contato com a sociedade, via Fale Conosco é importante e extrapola a busca da comunidade científica por informação. “Nós atendemos a muitos usuários que estão ou têm algum parente com problemas de saúde, e que nos procuram para saber alguma informação. Na maioria dos casos, nós encaminhamos para especialistas ou órgãos competentes. Atender a estas demandas faz com que nosso trabalho tenha um forte cunho social”, explica Mônica.   

A Biblioteca de Ciências Biomédicas integra a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Com o título O papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Doenças Infecciosas e Parasitárias na disseminação da informação científica e tecnológica, o trabalho é assinado pelos autoras: Mônica Garcia, Diones Ramos e Maria Stella Diezel.  

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Aumento das doenças infecciosas preocupa pesquisadores de diferentes países

Aumento das doenças infecciosas preocupa pesquisadores de diferentes países

Doenças Infecciosas e Parasitarias e Aleitamento Materno agora em BVS

Doenças Infecciosas e Parasitarias e Aleitamento Materno agora em BVS

Hibridação no trabalho científico: as pesquisas sobre doenças infecciosas no Brasil

Compreender a dinâmica do processo de hibridação do trabalho científico na área da saúde, situado na interseção entre ciências biológicas e ciências ecológicas.

BVS e Rede de Bibliotecas da Fiocruz ampliam integração com as regionais

Eventos realizados entre os dias 2 e 6/12, no Icict, reuniram bibliotecários da Fiocruz e traçaram panorama de trabalho para 2014

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS