">
Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
No mês de janeiro, o Canal Futura exibe dois filmes sobre quebra de estigmas, “População em Situação de Rua” e “Território Rua”, apresentando o trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, com o atendimento a pessoas invisibilizadas na sociedade. Profissionais e usuários relatam os desafios e as potencialidades na promoção da saúde da população em situação de rua.
Ainda, cuidado, saberes tradicionais e parto natural. “Parteiras Indígenas” apresenta relatos de mulheres dos povos originários de Feijoal, município às margens do Rio Amazonas, que resgatam a medicina tradicional, conhecimento passado de geração em geração, somando forças juntos aos profissionais do SUS e destacando a importância da convergência de saberes com a medicina tradicional.
A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis, gratuitamente, na plataforma de streaming Globoplay.
Confira abaixo a agenda do mês:
O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares, revelando a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.
Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem. Ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, debaixo de marquises e viadutos. Em escadas e vãos ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas.
As histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas.
Reprise: 23/1, quinta-feira, às 3h15
O vídeo apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.
Reprise: 30/1, quinta-feira, às 3h15
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar