Centro de Estudos do Icict aborda mudanças e desafios na Atenção Primária em Saúde

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
11/11/2022

O Centro de Estudos do Icict dá segmento à sua agenda de eventos da temporada 2022 discutindo, em novembro, o panorama de alterações e mudanças que vem afetando a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil nos últimos anos. Além das muitas mudanças no cenário econômico, político e social, a mudança do perfil da população exige que se discutam questões relativas ao acesso das populações mais vulneráveis aos serviços de saúde. Isso tudo em meio a um cenário de pandemia, em que a sociedade ainda se vê diante do desafio e consequências da Covid-19 para toda a população.

Com o título 'Mudanças na APS: novos desafios de organização, trabalho e financiamento', o seminário tem mediação da pesquisadora Dalia Romero, do Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz.

A sessão será divida em duas partes. A primeira será a palestra da pesquisadora Débora Castanheira, também do Icict/Fiocruz, que abordará como tema o impacto da redução do financiamento da Atenção Primária dos indicadores de saúde da pessoa idosa nas capitais do Sudeste.

A seguir, André Schimidt, pesquisador discente da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, irá abordar as mudanças nas regras de transferência de recursos federais do Sistema Único de Saúde. Nesta fala, ele analisa implicações e desafios para o financiamento e a organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Atenção Primária à Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, a "Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade", de acordo com definição da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (saiba mais, nos links acima).

O evento será transmitido online pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz na sexta-feira, 18/11, às 14h.

Seminário Centro de Estudos
Mudanças na APS: novos desafios de organização, trabalho e financiamento

Data: Sexta-feira, 18 de novembro
Horário: 14h
Transmissão: Canal da VideoSaúde no YouTube
www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz

Palestras:

Impacto da redução do financiamento da Atenção Primária dos indicadores de saúde da pessoa idosa nas capitais do Sudeste

Débora Castanheira (Icict/Fiocruz) - Possui graduação em Direito pela PUC-RIO e mestrado e doutorado em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Foi pesquisadora assistente na ENSP/FIOCRUZ e atualmente é pesquisadora contratada do LIS/ICICT/FIOCRUZ e do LAPCLIN-AIDS/INI/FIOCRUZ e bolsista de pós-doutorado na Fiocruz. Especialista em formulação, monitoramento e avaliação de políticas sociais, com ênfase em saúde pública.

 

Mudanças nas Regras de Transferência de Recursos Federais do Sistema Único de Saúde: implicações e desafios para o financiamento e a organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil

André Schimidt (SES-RJ) - Possui graduação em Psicologia (UFRJ), especialização em Saúde Pública e mestrado em Epidemiologia (Ensp/Fiocruz). Servidor especialista em gestão de saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, aluno de doutorado do Programa de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Possui experiência em atenção primária à saúde, redes de atenção, e planejamento, gestão e financiamento em saúde.

Mediadora:
 Dalia Romero (Icict/Fiocruz) - Socióloga pela Universidade Católica Andrés Bello, mestre em Demografia pelo Colégio do México e doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora em Saúde Pública do  Lis/Icict. Experiência na área de Demografia e Saúde Pública, monitoramento de indicadores e avaliação da qualidade da informação, envelhecimento e saúde do idoso. 

Assista:

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Centro de Estudos

O Centro de Estudos é uma instância colegiada, ligada ao Gabinete da Direção do Icict/Fiocruz, e tem por finalidade organizar, promover, coordenar e divulgar eventos técnico-científicos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS