CICT assiste seminário sobre desafios e oportunidades para a Pesquisa em Saúde

por
Ascom/Icict
,
21/10/2004

Os cientistas e pesquisadores brasileiros são responsáveis por 1,5% dos artigos e relatórios publicados nas revistas científicas que contam no mundo. No entanto, apenas 0,2% dos pedidos de patentes junto à ONPI (Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional) são de brasileiros. Os EUA respondem por 37%, o Japão por 15% e a Alemanha por 12%. Isso mostra que os brasileiros se perdem entre a pesquisa pura e sua transformação em tecnologia, entre a vida acadêmica e o sistema produtivo"(Ministro de C&T, Eduardo Campos)

Para esclarecer sobre os novos desafios e oportunidades da ciência mundial, o CICT recebeu a visita do Dr. Carlos Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS), convidado para ministrar a palestra: "Pesquisa em Saúde: Desafios e Oportunidades". O encontro foi uma das atividades do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS) da unidade, que teve início em setembro de 2004.

Durante o evento, que foi aberto a toda a comunidade da Fiocruz, Morel refletiu sobre a evolução e o quadro atual da pesquisa em saúde no mundo, examinando os progressos científicos e tecnológicos e conseqüentes desafios e oportunidades. Outra consideração importante de Morel foi abordar a saúde como um dos requisitos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e não apenas sua conseqüência. O coordenador do CDTS da Fiocruz concluiu sua apresentação valorizando iniciativas de divulgação cientifica, como é o caso das Conferências Nacionais em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CNCTIS).

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Gênero e gestão em ciência, tecnologia e inovação em saúde: um olhar prospectivo na Fiocruz

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo mapear a participação feminina no lócus de tomada de decisão na Fiocruz, nas instâncias de deliberação coletiva (como Coletivo de Dirigentes, Câmaras Técnicas, Conselho Deliberativo da Instituição), especificamente a partir da Constituição Federal de 1988.

Engajamento comunitário e pesquisa em saúde: por uma agenda de pesquisa para o controle da dengue

Combate ao vetor da dengue, para o qual o país é hoje considerado hiperendêmico.

Análise sociológica do trabalho científico de uma nova disciplina num instituto público de pesquisa em saúde: a virologia ambiental

O projeto visa contribuir para o aprimoramento do processo de construção e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS