Colóquio internacional discute memória e patrimônio audiovisual

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz*
,
14/10/2024

Unindo agendas de pesquisa da comunicação, da informação e da preservação da memória, a Fiocruz recebe, em outubro, um encontro internacional de pesquisadores sobre esses temas. O Colóquio Memória e Patrimônio Audiovisual será realizado em 29/10, no Auditório do Museu da Vida, reunindo instituições brasileiras e francesas.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGPAT/COC/Fiocruz) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO/UFRJ). A mesa de abertura conta com Igor Sacramento, Luciana Heymann e Ana Paula Goulart Ribeiro, docentes dos respectivos programas.

Dentre os convidados internacionais, a atividade terá palestra de Evelyne Cohen, professora emérita de história dos mundos modernos e contemporâneos da Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e Bibliotecas e Membro do Laboratório de Pesquisa Histórica Rhône-Alpes (LARHRA), que tece reflexões sobre a seguinte questão: 'O patrimônio audiovisual, memória dos tempos presentes?'.

Em seguida, Simele Rodrigues, docente em história moderna e contemporânea da Université Jean-Moulin (Lyon 3) e membro do LARHRA, aborda o patrimônio audiovisual como diplomacia cultural do Itamaraty, órgão das Relações Internacionais do Brasil.

Por fim, Véronique Ginouvès, arquivista com longa experiência de gestora de arquivos na França e programas de pesquisa, apresenta a sessão intitulada 'Capturar a polivocalidade dos arquivos sonoros e audiovisuais de uma coleção de pesquisa em ciências humanas e sociais: exemplos de reutilização artística, memorial e patrimonial'. Confira abaixo a biografia das participantes.

O colóquio é o segundo realizado na Fiocruz dentro do âmbito do projeto de pesquisa Arquivos, Mídia, Imagem e Sociedade, conhecido como AMIS (“amigos”, em francês), que reúne diversas instituições brasileiras e francesas das áreas de comunicação, história e ciência da informação. O evento também faz parte das comemorações dos 15 anos do PPGICS/Icict/Fiocruz, celebrados em 2024.

Atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrições prévias.

Sobre as palestrantes

Evelyne Cohen
Professora emérita de história dos mundos modernos e contemporâneos da Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e Bibliotecas e Membro do LARHRA (Laboratório de Pesquisa Histórica Rhône-Alpes).

Simele Rodrigues
Docente em história moderna e contemporânea da Université Jean-Moulin (Lyon 3) e Membro do LARHRA (Laboratório de Pesquisa Histórica Rhône-Alpes).

Véronique Ginouvès
Arquivista, dirigiu a fonoteca da Maison Méditerranéenne des Sciences de l'Homme (MMSH), em Aix-en-Provence, entre 1997 e 2021, quando assumiu o setor de arquivos de pesquisa da mediateca SHS (onde a biblioteca sonora foi integrada). Gestora educacional do Mestrado “Arquivos e bibliotecas: mediações históricas e humanidades digitais”.

 

Colóquio Memória e Patrimônio Audiovisual
Terça-feira, 29/10 - 13h30
Auditório do Museu da Vida
Campus Fiocruz Manguinhos
Atividade presencial sem necessidade de inscrições.
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudefio

*Com informações do PPGPAT, PPGICS e ECO-Pós/UFRJ.

Assuntos relacionados

Pesquisadores brasileiros e franceses se reúnem para debater arquivos audiovisuais

Parte da programação do encontro, entre os dias 6 e 8 de novembro, será realizada na Sala Multimídia da Biblioteca de Manguinhos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS