">
Arte: Campus Virtual Fiocruz
A plataforma Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS) lançou, na quarta-feira, 5 de fevereiro, a 3ª edição do curso “Autocuidado em saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde”. Voltado para profissionais da saúde, graduandos em cursos da área, cuidadores e demais interessados, o conteúdo será disponibilizado no formato de ensino à distância (EaD) e autoinstrucional.
Para se inscrever, acesse a página do curso, clicando aqui ou no link https://bit.ly/curso-autocuidado
De acordo com a diretora do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros) do Ministério da Saúde, Gilmara Santos, o estímulo e o suporte ao autocuidado devem fazer parte do cotidiano. “Tendo em vista o desafio que é abordar de forma efetiva a temática junto aos usuários, o curso visa estimular o desenvolvimento de estratégias e intervenções focadas na promoção do autocuidado apoiado”, afirma.
O lançamento da nova turma acontece após o sucesso da segunda edição, que teve mais de 10 mil concluintes. Com o avanço do envelhecimento populacional e o aumento da demanda por cuidados prolongados nos serviços de saúde, o curso também tem o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas que possuem condições crônicas não transmissíveis (CCNT).
Ao instrumentalizar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), a abordagem da formação leva em consideração os princípios do letramento em saúde, favorecendo que as pessoas busquem, compreendam e apliquem informações em seu dia a dia.
Sobre o curso
O curso surgiu de uma demanda do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), e foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com o grupo de estudos e pesquisa Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
A nova edição conta ainda com a parceria da UNA-SUS e da coordenação-geral de Prevenção às Condições Crônicas, que integra o Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGCOC/Deppros/SapsS/MS).
A formação está sob a coordenação-geral da médica sanitarista Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), além de contar com a coordenação adjunta de Rosane Aparecida de Sousa, da UFTM.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar