">
Claudia Werneck
(jornalista e pesquisadora)
"O direito à comunicação se desdobra em dois direitos: o direito de se comunicar e o direito de ser comunicado; esses dois direitos formam a base do direito à participação, que é o fundamento de uma sociedade republicana, democrática (...)
A comunicação é uma estratégia para garantia de outros direitos e é um direito por si só (...)".
Cristiana Cordeiro
(juíza de direito do TJ-RJ, integrante da Associação Juízes para a Democracia)
"A própria terminologia 'Direitos Humanos' tem sido bastante atacada e vista como se fosse, ao invés de algo caro, precioso, para as pessoas, como se fosse um privilégio, algo que fosse restrito a pessoas que reunissem condições muito especiais.
Ouvir expressões como 'Direitos Humanos são para humanos direitos' fere de morte tudo aquilo que a gente aprende sobre Direitos Humanos, na Constituição, em um curso de direito (...)".
Inara Tavares
(integrante da Universidade Federal de Roraima)
"A saúde indígena é uma conquista dos povos indígenas, resultado de muita luta e mobilização (...)
Os Direitos Humanos não são só dos povos indígenas, mas de muitas populações dentro do Brasil, que estão sendo violadas o tempo inteiro (...)".
Joseane Costa
(doutora em Ciências)
"Na Declaração dos Direitos Humanos, diz que todo ser humano tem direito à terra, vida digna, água e tudo isso está sendo tirado dos nossos indígenas e dos nossos povos do campo e da floresta (...)
O meu destaque nesse momento aqui é poder falar sobre a necessidade de a gente olhar para os povos indígenas, olhar para esses territórios (...)".
Mariana de Salles Oliveira
(psicóloga e pesquisadora da Universidade de Goiás)
"Se hoje a gente conseguiu democratizar o acesso à informação, distribuir e criar novos modos de as pessoas poderem compartilhar conhecimento, mais lado a lado, mais distribuidamente, que novas problemáticas isso trouxe para o contemporâneo?"
O acesso e a possibilidade de compartilhar informações já não é mais só a única questão: a questão também é as políticas de curadoria, de filtro, de construção de uma inteligência que não é só feita por humanos, mas também feita por máquinas (...)
Estar hoje na internet, ter hoje um celular, exige um aprendizado e um conhecimento cidadão desse novo mundo que é essa dimensão virtual da comunicação e da produção da subjetividade".
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar