Discurso nas redes sociais e pessoas idosas são temas de defesas de Mestrado

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
04/12/2023

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Nos dias 08 e 15 de dezembro ocorrerão as duas últimas defesas de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) neste ano de 2023. 

A primeira é a do aluno Daniel Queiroz, que analisa “as campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram, pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de junho a setembro de 2021”. Orientado por Sandro Tôrres, a dissertação tem como título “O Discurso e a Saúde em Redes Sociais Digitais: análise comparativa das campanhas de vacinação contra a Covid-19 das prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro no Instagram”.

Na semana seguinte, dia 12 de dezembro, é a vez da aluna Nathalia Souza, que orientada por Dalia Romero, investiga a “a produção de informação e conhecimento científico sobre os familiares cuidadores de pessoas idosas no Brasil nas primeiras décadas do século XXI”. Sua dissertação é intitulada “Saúde, sobrecarga e condições socioeconômicas dos familiares que cuidam de pessoas idosas no Brasil: invisibilidade na produção de informação e de conhecimento científico?”

Veja abaixo outras informações sobre as defesas que ocorrerão neste dezembro.

Defesas de Dissertação de Mestrado

Título: O Discurso e a Saúde em Redes Sociais Digitais: análise comparativa das campanhas de vacinação contra a Covid-19 das prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro no Instagram 

Aluno: Daniel Lyra Pinto de Queiroz

Orientador: Sandro Tôrres de Azevedo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Banca: 
Titulares 
Dr. Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Rose Marie Santini (PPGCI/IBICT/UFRJ) 

Suplentes
Drª Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Dr. Guilherme Nery Atem (PPGCOM/UFF) 

Data: 08/12/2023 - 6ª feira | Horário: 10h 

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo:  
Este trabalho é um estudo das campanhas de vacinação contra a Covid-19, feitas na rede social Instagram, pelas prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro, de junho a setembro de 2021. A pesquisa foca no entendimento de como ambas as gestões municipais utilizaram e se posicionaram na rede social, considerando também a lógica algorítmica do Instagram. A análise foi empreendida com o estudo dos seis posts selecionados, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. 

Além de discutir a importância do uso das redes sociais nas campanhas de imunização, o trabalho suscita o debate acerca da falta de transparência sobre como operam os algoritmos nas mídias digitais e os desafios e ameaças que isto impõe a campanhas de saúde pública. Espera-se, com a dissertação, contribuir com reflexões críticas e informação capaz de auxiliar profissionais de comunicação do Sistema Único de Saúde que empreendem campanhas de vacinação no ambiente digital. 


Título: Saúde, sobrecarga e condições socioeconômicas dos familiares que cuidam de pessoas idosas no Brasil: invisibilidade na produção de informação e de conhecimento científico? 

Aluna: Nathalia Andrade de Souza

Orientadora: Dalia Elena Romero Montilla (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Banca: 
Titulares 
Drª Celia Landmann Szwarcwald (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Renata Galhardo Borguini (PPGAN/UNIRIO) 

Suplentes 
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Jr (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Ana Maria Nogales (PPGDSCI/UNB) 

Data: 15/12/2023 - 6ª feira | Horário: 14h 

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo:  
No contexto brasileiro, aproximadamente 30% da população idosa depende da assistência para realizar atividades cotidianas, geralmente desempenhada por familiares cuidadores, com um histórico atribuído majoritariamente às mulheres. A disparidade no cuidado é acentuada por fatores raciais, impactando de forma desproporcional as mulheres negras. 

Apesar da Constituição Federal destacar a responsabilidade conjunta da família, sociedade e Estado no amparo as pessoas idosas, o cuidado continua preponderantemente dentro do âmbito familiar. A discussão dos conceitos de ignorância epistêmica e agnotologia ressalta a necessidade de analisar a produção de informação sobre o tema em nível nacional. A epistemologia da ignorância revela como o conhecimento acerca de grupos específicos, como mulheres e suas realidades, pode ser marginalizado devido a dinâmicas de competência na produção do saber. 

O paradigma do cuidado aborda a ausência de reconhecimento e remuneração do trabalho, principalmente executado por mulheres, resultando em subestimação e invisibilidade. A carência de informações sobre as condições de vida dos familiares cuidadores revela uma lacuna no conhecimento. O estudo, de natureza qualitativa, objetiva analisar as perguntas sobre familiares cuidadores presentes em inquéritos, utilizando a perspectiva da Sociologia das Estatísticas. 

A pesquisa visa investigar a produção de informação e conhecimento científico sobre os familiares cuidadores de pessoas idosas no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. A metodologia empregada será a revisão integrativa, com base no diagrama de fluxo e no checklist PRISMA, cobrindo o período de 2001 a 2022. As bases bibliográficas utilizadas serão a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PUBMED).

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS