">
Imagens: frames do vídeo "Vigilância popular em saúde como estratégia potencializadora das ações dos sistemas de saúde frente às emergências de saúde pública associadas às mudanças climáticas"
Está disponível no YouTube o documentário Vigilância popular em saúde como estratégia potencializadora das ações dos sistemas de saúde frente às emergências de saúde pública associadas às mudanças climáticas. O objetivo central é contribuir com subsídios para a elaboração de um Guia de Vigilância Popular em Saúde, voltado para o enfrentamento de emergências de saúde pública relacionadas às mudanças climáticas, com ênfase em eventos extremos como secas e inundações.
A produção apresenta os principais debates e reflexões que marcaram a Oficina de Planejamento Participativo da pesquisa, realizada na Fiocruz Ceará. O evento foi promovido pela Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fiocruz, em parceria com a Fiocruz Ceará, reunindo especialistas, representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integrantes de movimentos sociais. A iniciativa é apoiada pela Alliance for Health Policy and Systems Research e pelo Departamento de Emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O documentário é um registro audiovisual desse espaço coletivo de construção de saberes e estratégias, destacando a importância da participação social na formulação de políticas públicas e no fortalecimento das ações de saúde nos territórios e contou com a presença de Christovam Barcellos, coordenador do Observatório de Clima e Saúde, do Icict/Fiocruz.
O pesquisador do Icict destacou a importância do evento, explicando que "é muito importante pra gente pensar o que está acontecendo no mundo e as mudanças climáticas, mas também a precarização do trabalho, o aumento das desigualdades sociais num momento de grandes debates internacionais." Ele enfatizou a necessidade de se ter uma escuta das populações afetadas pelos eventos climáticos: "precisamos ouvir o que está acontecendo com algumas comunidades, a experiência delas, e tentar incorporar algumas dessas – do que chamamos de tecnologia no sentido de informação e comunicação –, mas também as tecnologias sociais, para dar conta desses grandes desafios que temos com as mudanças climáticas que estão em curso e que, infelizmente, têm a tendência de se agudizar nas próximas décadas", afirmou.
Além de Barcellos, o evento recebeu dentre outros pesquisadores da Fiocruz, como Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia 2030 Fiocruz e ex-presidente da fundação; Guilherme Franco Netto, coordenador da Agenda de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz; Tânia Fonseca, coordenadora da Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fiocruz. Da Fiocruz Ceará, a coordenadora geral, Carla Celedônio e o pesquisador Fernando Ferreira Carneiro.
Autoridades do Ministério da Saúde também marcaram presença: Guilherme Werneck, diretor do Departamento de ações Estratéficas de Epidemiologia e Vigilância, Saúde e Ambiente; Edenilo Barreira Filho, diretor do Departamento de Emergências de Saúde Pública; Maria Rocineide Ferreida da Silva, coordenadora Geral de Articulação Interfederativa e Participativa do Departamento de Gestão Interfederativa, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde; e Andreza Santos, integrante da Coordenação Geral de Mudanças Climáticas e Equidade em Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.
Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) como Carlos Corvalan, consultor de Mudanças Climática e Saúde, por meio on-line, Zubin Shroff, da Alliance for Health Policy and Systems Research, contribuíram com as discussões, que teve a participação da sociedade civil, representada por Graciela Inés Stornini de Almeida, agricultora ecológica do Assentamento Santa Rita de Cássia 2, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Teka Potiguara, da Aldeia Mundo Novo, em Mosenhor Tabosa (CE). O governo do estado do Ceará enviou seu representante - Antônio Lima Neto, secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.
Assista ao documentário completo.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar