Documentário 'Rey, ciência em defesa da vida' ganha exibição no Canal Curta!

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
09/01/2024

Crédito: Luis Rey | Foto: Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz

O Canal Curta! selecionou o documentário "Rey, ciência em defesa da vida" para exibir em sua programação de janeiro.

Produzido pela VideoSaúde Distribuidora, o vídeo narra a trajetória de Luis Rey, parasitologista, pesquisador da Fiocruz, mostrando sua atuação na Amazônia, nos anos 1940, para onde levou jovens para conhecer a realidade do país. Durante a ditadura militar, Rey foi proibido de ensinar e pesquisar. No exílio por 18 anos, seguiu combatendo as doenças da pobreza em diversos países. Ele foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) por 13 anos.

Frame do documentário "Rey, ciência em defesa da vida"

Já exibido inclusive na TV Senado, o documentário tem a direção de Wagner Oliveira, da VideoSaúde Distribuidora, e de Marina de Castro Ferreira Saraiva Carvalho, do Instituto Oswaldo Cruz, ambos da Fiocruz. 

Para Claudia Lima, coordenadora de Distribuição, “a VideoSaúde sempre busca disponibilizar as produções audiovisuais próprias (acervo) e sempre que possível, também, as produções de terceiros. O Canal Curta já era um parceiro antigo, mas eventual. Alguns anos atrás, exibiu o filme "O fim do silêncio", de Theresa Jessouroun.” 

A VideoSaúde estabeleceu então estratégias de popularização e distribuição e, segundo Claudia Lima, “com preponderante contribuição da Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde foi possível impulsionar a retomada da parceria com o Canal Curta”. O agenciador foi o editor executivo do Selo Fiocruz Vídeo e coordenador da Plataforma, Wagner Oliveira.

Em 2022, o Canal Curta! exibiu o filme "O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels". Para 2024, além do documentário "Rey, ciência em defesa da vida", a VideoSaúde também estará com vídeos na plataforma educacional de streaming de vídeo sob demanda “Curta! Educação”. As produções que serão exibidas são: Mudando o mundo – Zé Gotinha; Mudando o mundo – Carlos Chagas; A importância das vacinas e Todos juntos contra as doenças negligenciadas – Dengue. “A ideia é após finalização do licenciamento, as produções audivisuais passem a compor uma grade de filmes disponíveis para atividades escolares”, explica Claudia Lima.  

Em vista, outras parcerias como Em foco UnBTV, TV Senado, Sesc TV e demais exibidoras públicas e comunitárias. 

No Canal Curta!, a exibição de "Rey, Ciência em Defesa da Vida" será nos dias:  

15/01/2024 - 2ª feira - 18h | 16/01/2024 - 3ª feira - 4h | 16/01/2024 - 3ª feira - 12h | 17/01/2024 - 4ª feira - 6h | 21/01/2024 - Domingo - 3h30 | 21/01/2024 - Domingo - 18h 

Rey, Ciência em Defesa da Vida (promo)

O Canal Curta! pode ser assistido nos canais 56/556 da Claro/NET, 75 na Oi TV, 664 na Vivo TV e em algumas operadoras da Neo TV.

Frame do documentário "Rey, ciência em defesa da vida"

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS