Egressos do Icict palestram no Enbib

por
Rafael Cavadas
,
06/08/2007

As palestras subseqüentes à abertura oficial do encontro Encontro de Bibliotecas Biomédicas do Rio de Janeiro foram ministradas pelos egressos Cristina Vieira e Marco Túlio Azevedo Juric. Ambos foram alunos do curso de especialização em informação científica e tecnológica em saúde do Icict e levaram para o evento suas pesquisas desenvolvidas dentro do instituto. Além dos palestrantes, Volmer Gerônimo, anfitrião e profissional da biblioteca da FMP, muito elogiado pelas autoridades que abriram o evento, também é ex-aluno da especialização lançada em 2005.

Cristina palestrou sobre o processo de emancipação através da educação, que exige competência informacional. A palestrante apresentou sua experiência com alunos de graduação que tinham dificuldades em realizar pesquisas de final de curso por conta da falta de conhecimento para a busca de informação científica qualificada. Diante disso, Cristina preparou um projeto que transforma o biblioteconomista em educador ao oferecer subsídios para o graduando desenvolver seus projetos a partir de fontes confiáveis:

- Muitos alunos me procuram com textos retirados de sites de busca da Internet que nem fazem referência ao autor. Além disso, eles não sabem fazer buscas em bases de dados que trazem textos científicos completos. Daí, surgiu a idéia de subsidiá-los em suas pesquisas - explica Cristina que, ao final da apresentação, agradeceu a sua orientadora na pós-graduação, Cristina Guimarães.

Marco Túlio, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS/UFRJ), falou dos desafios do bibliotecário inserido na área da saúde, cuja produção científica é crescente e exige atualização constante dos acervos devido ao surgimento de novas pesquisas e termos. O ex-aluno alertou os colegas da platéia para as inovações da área e citou a Internet como uma delas:

- Internet é uma ferramenta útil na media em que amplia o acesso à informação com baixo custo e agilidade, além de permitir a autopublicação, que é um ganho para o pesquisador. Por outro lado, é preciso ter cuidado com a consulta virtual, pois oferece infinitas fontes de informação não confiáveis, diz Marco Túlio.

O diretor do CCS também falou sobre a necessidade do bibliotecário flexibilizar seu trabalho e entender que cada usuário é diferente, que é preciso investir em atualização profissional e buscar recursos para investir na inovação tecnológica.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS