Ensino: Curso de Gestão de Dados de Pesquisa tem alunos de todo o país

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
31/07/2023

Foto Fachada do prédio do Icict | Autor: Vinícius Marinho | Fiocruz Imagens

O curso de Gestão de Dados em Pesquisa, realizado em junho, trouxe algumas novidades. O curso, que é on-line, teve alunos de todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram 92 inscritos e destes foram selecionados 40, conforme o número de inscrições disponíveis.

Segundo Viviane Veiga, coordenadora do curso, “é fundamental ampliarmos o diálogo e acolhermos alunos das regiões norte e nordeste para coletivamente produzirmos conhecimento sobre uma ciência mais aberta. Não podemos mais esperar, precisamos gerir o processo científico de forma FAIR, com dados produzidos e compartilhados de forma adequada. O campo da saúde tem pressa. E o feedback dos alunos foi muito gratificante!”. Além de Veiga, o curso contou com a coordenação adjunta de duas professoras da UniRio: Naira Christofoleti Silveira e Patrícia Henning.

Alunos do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, assistiram aulas sobre informação, conceitos e práticas dos dados de pesquisa. O curso foi aberto também para os alunos que estão matriculados no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação de Informação, Comunicação e Saúde (PPGICS), na disciplina ‘Ciência Aberta: da informação aos dados de pesquisa’. Daí, saíram mais 15 alunos para compor a turma.

Diferenciais

O curso abordou Ciência Aberta, Acesso Aberto, Dados de Pesquisa, Princípios FAIR e Iniciativa GO Fair, Plano de Gestão de Dados (PGD) e Repositórios de Dados de Pesquisa e, dentre os professores, contou o professor João Moreira, da Universidade de Twente, na Holanda. Mas, o diferencial foi a metodologia adotada.

Chamada de metodologia ativa, nela a abordagem pedagógica inverte a ordem tradicional de ensino, onde os discentes têm contato inicial com o conteúdo teórico, por meio de recursos como vídeos, leituras de texto e discussão em grupos. Além de aulas expositivas, debates e seminários, os alunos também tiveram aulas práticas. Como o curso era em horário integral, os alunos podiam tirar suas dúvidas e construir o seu conhecimento sobre o tema.

A equipe docente multidisciplinar teve da Fiocruz: Viviane Veiga; Ana Maranhão, Cícera Henrique, Erick Penedo e Simone Dib; pela UniRio: Naira Silveira, Patrícia Henning, e Simone Alencar; e, pela Universidade de Twente, na Holanda, João Moreira.

Avaliações

A coordenação do curso decidiu avaliar o nível de satisfação dos alunos, para isso, ao final do curso, disponibilizou um questionário de avaliação. O resultado surpreendeu os coordenadores. Quarenta e cinco alunos (curso e disciplina) responderam à pesquisa. A percepção de que o curso “agregou conhecimento ou muito conhecimento” foi respondida positivamente por 100% dos alunos. Alguns dos comentários:

"Não conhecia nada sobre ciência aberta; não sabia fazer o Plano de Gestão de Dados. O conteúdo e a dinâmica das aulas foram esclarecedores."

"O curso foi maravilhoso, vai agregar muito a minha pesquisa no doutorado, a metodologia usada e a didática empregada me chamaram muito atenção, pois me ajudou muito na compreensão dos conteúdos e aprendizagem nas aulas.”

Ao todo, 91% dos alunos preferiram a modalidade remota de curso, como citado no comentário abaixo:

“Maior parte do conteúdo estava distante da minha realidade pois sabia algumas coisas ou quase nada e vi o quanto ainda tenho que aprender. Parabenizo a equipe principalmente na oferta remota.”

A iniciativa do Icict contou com a parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e da Universidade de Twente, no âmbito da Rede GO FAIR Brasil Saúde e do pilar de treinamento do GO FAIR Brasil.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Gestão de Dados de Pesquisa

A gestão de dados de pesquisa é considerada essencial para condução da pesquisa científica no século XXI sendo os dados brutos o principal insumo informacional para o desenvolvimento de novas pesquisas. As bibliotecas enquanto unidades de informação de apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa cumprem o papel de dar assistência aos pesquisadores no processo de gestão e curadoria de dados. Para isso, uma gestão alinhada aos princípios FAIR um acrônimo para Findable, Accessible, Interoperable e Reusable. Considerando, que tais princípios têm o intuito de apoiar o grau máximo de reuso dos dados, sendo considerados os elementos norteadores para uma boa gestão de dados, esta proposta de curso propõe a compreensão de conceitos básicos e ferramentas práticas da ciência aberta com foco no Acesso Aberto à produção científica e na gestão de dados de pesquisa.

GO FAIR Brasil Saúde

A Rede de Implementação GO FAIR Brasil Saúde é uma rede temática responsável pela elaboração de estratégias de implementação dos princípios FAIR no campo da saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS