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Foto Fachada do prédio do Icict | Autor: Vinícius Marinho | Fiocruz Imagens
O curso de Gestão de Dados em Pesquisa, realizado em junho, trouxe algumas novidades. O curso, que é on-line, teve alunos de todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram 92 inscritos e destes foram selecionados 40, conforme o número de inscrições disponíveis.
Segundo Viviane Veiga, coordenadora do curso, “é fundamental ampliarmos o diálogo e acolhermos alunos das regiões norte e nordeste para coletivamente produzirmos conhecimento sobre uma ciência mais aberta. Não podemos mais esperar, precisamos gerir o processo científico de forma FAIR, com dados produzidos e compartilhados de forma adequada. O campo da saúde tem pressa. E o feedback dos alunos foi muito gratificante!”. Além de Veiga, o curso contou com a coordenação adjunta de duas professoras da UniRio: Naira Christofoleti Silveira e Patrícia Henning.
Alunos do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, assistiram aulas sobre informação, conceitos e práticas dos dados de pesquisa. O curso foi aberto também para os alunos que estão matriculados no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação de Informação, Comunicação e Saúde (PPGICS), na disciplina ‘Ciência Aberta: da informação aos dados de pesquisa’. Daí, saíram mais 15 alunos para compor a turma.
O curso abordou Ciência Aberta, Acesso Aberto, Dados de Pesquisa, Princípios FAIR e Iniciativa GO Fair, Plano de Gestão de Dados (PGD) e Repositórios de Dados de Pesquisa e, dentre os professores, contou o professor João Moreira, da Universidade de Twente, na Holanda. Mas, o diferencial foi a metodologia adotada.
Chamada de metodologia ativa, nela a abordagem pedagógica inverte a ordem tradicional de ensino, onde os discentes têm contato inicial com o conteúdo teórico, por meio de recursos como vídeos, leituras de texto e discussão em grupos. Além de aulas expositivas, debates e seminários, os alunos também tiveram aulas práticas. Como o curso era em horário integral, os alunos podiam tirar suas dúvidas e construir o seu conhecimento sobre o tema.
A equipe docente multidisciplinar teve da Fiocruz: Viviane Veiga; Ana Maranhão, Cícera Henrique, Erick Penedo e Simone Dib; pela UniRio: Naira Silveira, Patrícia Henning, e Simone Alencar; e, pela Universidade de Twente, na Holanda, João Moreira.
A coordenação do curso decidiu avaliar o nível de satisfação dos alunos, para isso, ao final do curso, disponibilizou um questionário de avaliação. O resultado surpreendeu os coordenadores. Quarenta e cinco alunos (curso e disciplina) responderam à pesquisa. A percepção de que o curso “agregou conhecimento ou muito conhecimento” foi respondida positivamente por 100% dos alunos. Alguns dos comentários:
"Não conhecia nada sobre ciência aberta; não sabia fazer o Plano de Gestão de Dados. O conteúdo e a dinâmica das aulas foram esclarecedores."
"O curso foi maravilhoso, vai agregar muito a minha pesquisa no doutorado, a metodologia usada e a didática empregada me chamaram muito atenção, pois me ajudou muito na compreensão dos conteúdos e aprendizagem nas aulas.”
Ao todo, 91% dos alunos preferiram a modalidade remota de curso, como citado no comentário abaixo:
“Maior parte do conteúdo estava distante da minha realidade pois sabia algumas coisas ou quase nada e vi o quanto ainda tenho que aprender. Parabenizo a equipe principalmente na oferta remota.”
A iniciativa do Icict contou com a parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e da Universidade de Twente, no âmbito da Rede GO FAIR Brasil Saúde e do pilar de treinamento do GO FAIR Brasil.
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