Equipe do Senac-SP visita o Icict

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
03/04/2025

Nos dias 18 e 19 de março, uma equipe técnica do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), de São Paulo, capital, fez uma visita técnica para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Icict em relação ao Repositório Institucional Arca, que é voltado para o armazenamento, preservação e disseminação do conhecimento técnico-científico produzido pela Fiocruz. 

Ao todo, seis profissionais da Gerência de Tecnologia da Informação do Senac/SP estiveram na Fiocruz. Segundo Claudete Queiroz, coordenadora do Repositório Arca, “eles vieram conhecer a metodologia, estrutura e o processo de gestão realizado com as Unidades da Fiocruz do Repositório. Durante a visita, também apresentamos o funcionamento do Repositório Institucional de Dados de Pesquisa, o Arca Dados – plataforma que armazena, publica, compartilha e preserva dados digitais para pesquisa”. 

  
As apresentações 

No primeiro dia, a equipe da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, coordenada por Vanessa Jorge e Fátima Martins, fizeram uma apresentação sobre a importância, avanços, benefícios e a participação da Fiocruz no campo da Ciência Aberta.

Em seguida, foram apresentados os Repositórios, Arca e o Arca Dados, com explicações teóricas e demonstrações práticas do funcionamento das plataformas; da Governança para a Ciência Aberta na Fiocruz e os Núcleos de Ciência Aberta, as Comunidades e coleções, as funções de autoarquivamento e autoavaliação, dentre outros tópicos.

No dia 19 de março, a equipe visitou o Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), da Casa de Oswaldo Cruz, onde conheceu o Serviço de Conservação e Restauração de Documentos e as áreas de guarda do arquivo e da biblioteca; além do Laboratório J. Pinto, de digitalização de documentos, dentre outros locais no prédio. 

Houve também as apresentações realizadas pela Rede de Bibliotecas Fiocruz, com a coordenadora, Viviane Veiga; da Biblioteca de Manguinhos, com o bibliotecário da Seção de Atendimento, Igor Falce;  e da Seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos, com a chefe Fátima Duarte e a responsável pelo Processamento Técnico de Obras Raras, Maria Cláudia Santiago.


 
Visita e desdobramentos 

Segundo Rafaella D´Arco, coordenadora da Gerência de Tecnologia da Informação e membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, a visita teve como objetivo principal “trocar experiências e conhecimentos, visando uma possível certificação do Senac-SP no futuro”. A certificação almejada pela coordenadora seria a CoreTrustSeal, uma certificação internacional que atesta uma plataforma de dados como fonte confiável e foi concedida à Arca Dados (veja matéria na Agência Fiocruz de Notícias). 

Em entrevista ao site do Icict, Rafaella D´Arco fala sobre a importância da visita técnica da equipe do Senac-SP à Fiocruz e o que eles apreenderam nesta vista. 
 
•    O que motivou a visita da equipe da Gerência de Tecnologia da Informação do Senac-SP à Fiocruz? 

Como coordenadora da Gerência de Tecnologia da Informação do Senac-SP e da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, posso dizer que nossa visita à Fiocruz foi motivada por diversos fatores estratégicos e de aprendizado. Primeiramente, participamos dos encontros da rede de repositórios, da qual a Fiocruz faz parte, e ficamos impressionados com as práticas e inovações apresentadas. Além disso, pesquisamos sobre a certificação CoreTrustSeal e descobrimos que a Fiocruz é a única instituição brasileira a possuir esse selo de qualidade. Isso despertou nosso interesse em aprender com vocês as boas práticas que adotaram para alcançar essa certificação. Nosso objetivo principal com a visita foi trocar experiências e conhecimentos, visando uma possível certificação do Senac-SP no futuro. Acreditamos que essa parceria e troca de informações serão extremamente benéficas para ambas as instituições, promovendo o avanço e a excelência na gestão de repositórios digitais. 
 

  
•    O que mais chamou a atenção de sua equipe? 

Foi a explicação detalhada do processo de certificação CoreTrustSeal e a estrutura grandiosa da Fiocruz. Conhecer os diversos institutos sob sua estrutura, cada um utilizando diferentes ferramentas de armazenamento, mas todos seguindo a mesma metodologia de preservação digital, isso proporciona uma visão clara de organização e governança.  

Também podemos destacar a política robusta de preservação dos acervos científicos e culturais, incorporando estratégias para garantir o acesso e a integridade dos dados a longo prazo e livre acesso mundial (de acordo com a liberação/autorização para livre acesso de cada documento). Esses elementos destacaram-se pela sua complexidade e excelência, proporcionando-nos insights valiosos para aprimorar nossos próprios processos no Senac-SP. 
  
•    Como pretende usar o que vocês observaram para o trabalho da Gerência de Tecnologia da Informação? 

Nosso plano inicial é revisar nossa política e manual de preservação documental, que atualmente abrange tanto documentos físicos quanto digitais, verificando se podemos otimizar algum tema. Vamos também revisitar as informações disponibilizadas no sistema de disseminação, incluindo links para documentações, para garantir que estejam atualizadas e acessíveis. Além disso, queremos fortalecer o entendimento dos usuários de que tudo começa na definição e no desenho dos processos, trabalhando a questão da multiplicação do conhecimento. Isso é fundamental para garantir a integridade e a acessibilidade dos dados a longo prazo. Com essas ações, esperamos aprimorar nossos processos e alcançar um novo nível de excelência na gestão de repositórios digitais. E nos preparar para solicitar a certificação, revisando os documentos dos processos e garantindo que toda a cadeia esteja documentada de forma clara e completa. Isso nos permitirá demonstrar conformidade com os requisitos da certificação e fortalecer nossa posição como uma instituição de referência em preservação digital. 

Foto: Equipe do Senac-SP com os kits oferecidos pelos bibliotecários dos Repositórios Institucionais Arca e Arca Dados | Vanor Correia (Multimeios/Icict/Fiocruz)

Créditos

Fotos da matéria: Vanor Correia (Multimeios/Icict/Fiocruz) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Fiocruz atualiza Política de Acesso Aberto ao Conhecimento 10 anos após primeira versão

Nova versão do documento já está disponível. Icict participou de GT que propôs as mudanças

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS