Fiocruz Pra Você: público se vacina e participa de atividades na Biblioteca de Manguinhos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz com informações da CCS
,
24/11/2023


Crianças se encantam com atividades lúdicas durante Fiocruz Pra Você | Foto: Peter Iliccev 

Após quatro anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a Fiocruz voltou a celebrar a sua festa da vacinação, o Fiocruz pra Você, no sábado, 18 de novembro. Realizado em diversos campi da Fundação, espalhados por todas as regiões do país, o evento uniu a vacinação infantil e adulta a uma extensa programação de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde.  

A Biblioteca de Manguinhos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), funcionou como ponto de vacinação, oferecendo vacinas de poliomielite (VIP e VOP), tríplice viral e Covid-19 para crianças de até 5 anos; e a vacina da Covid bivalente para adolescentes e adultos. Após passar pela imunização, os pequenos visitantes puderam fazer pintura facial, brincar nos infláveis e conheceram outras iniciativas do Instituto.

O Icict contou com a participação de 50 voluntários, que compareceram ao campus Manguinhos para ajudar na organização do evento. Eles se dividiram entre a distribuição de lanches e adesivos, orientação da fila e atividades de recreação e de divulgação científica.  

📄 Fiocruz Pra Você: veja a programação completa no campus Manguinhos


Biblioteca de Manguinhos: posto de vacinação ficou cheio. Muita gente aproveitou para atualizar
a caderneta de vacinação das crianças | Foto: Divulgação Icict

“É um momento muito importante de retomada do Fiocruz Pra Você, do Ministério da Saúde e também de investimentos em saúde e ciência. A vacinação é o coração dessa atividade e nós do Icict ficamos muito orgulhosos de poder contribuir com o evento recebendo o principal ponto de vacinação”, celebra o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho.  

Diante do forte calor que fazia no sábado em toda a cidade, muitos visitantes aproveitaram para chegar cedo à Fiocruz. Caso da autônoma Joice de Araújo Pontes, mãe do Ezequiel, 5 anos. Ele tomou a vacina contra Covid-19, a única que faltava na sua rotina. “Tento manter a caderneta dele sempre atualizada, é uma segurança contra várias doenças”, afirmou Joice, moradora de Higienópolis. Após a vacina, o menino ganhou adesivos um Zé Gotinha pintado no braço.  


Joice e Ezequiel: menino de 5 anos tomou a vacina de Covid-19 | Foto: Divulgação Icict

A técnica de enfermagem Luzia Aureliano de Oliveira e a filha Alice, de 11 anos, saíram de Belford Roxo para aproveitar as atrações do Fiocruz Pra Você. Com a caderneta em dia, Alice ganhou uma pintura no rosto antes de conferir os outros setores do evento. “Eu trabalho com crianças e sei o desgaste que é quando elas ficam doentes por deixar de tomar uma vacina. A consciência da importância de cuidar da saúde tem que começar por nós, pais”, afirma Luzia.  


Alice posa com as voluntárias responsáveis pela pintura facial | Foto: Divulgação Icict

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, participaram do evento na sede da Fundação. Eles celebraram a dimensão da iniciativa este ano – pela primeira vez o Fiocruz Pra Você aconteceu simultaneamente em diferentes campi – e a importância da vacinação. “É um momento especial estar aqui na Fiocruz, uma instituição que, através de [Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos] Bio-Manguinhos, produz uma boa parte das vacinas do calendário de imunização. E é um momento especial do nosso movimento nacional pela vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados e dos municípios”, afirmou a ministra. “Nós queremos que seja um movimento de toda a sociedade, o que só é possível com esse trabalho de educação, e a Fiocruz dá o exemplo”.

Outras autoridades estiveram presentes no evento, como o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Sectiis/MS), Carlos Gadelha; o chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Chico D´Angelo; o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz; e a secretária Municipal da Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque. 


A ministra Nísia Trindade acompanhou as atividades no campus Manguinhos | Foto: Peter Iliccev (CCS/Fiocruz)

Durante a programação, houve distribuição de lanches, doces e balões. Laboratórios de diversas unidades da Fiocruz apresentaram suas pesquisas, informando as famílias sobre a prevenção de superbactérias, combate a zoonoses e outros assuntos.  

▶️ Saiba como foi o Fiocruz Pra Você 2023 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Fiocruz Pra Você: Biblioteca de Manguinhos será ponto de vacinação 

Evento acontece neste sábado (18/11) em diferentes espaços do campus Manguinhos. Programação inclui atividades para toda a família

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS