">
O Icict prestou homenagem ao pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ao dar à Sala de Periódicos Correntes, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, o seu nome. A placa foi descerrada, em setembro de 2012, por Lygia dos Reis Corrêa, viúva do pesquisador, considerado um dos mais importantes especialistas em moluscos do mundo.
Prestigiaram a cerimônia o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade Lima, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tânia Araújo Jorge, e o chefe da Biblioteca, Paulo Garrido, além de funcionários e amigos do pesquisador. O espaço agora se chama Sala de Periódicos Lobato Paraense.
Responsável pela identificação dos caramujos vetores da esquistossomose, o pesquisador Wladimir Lobato Paraense, falecido em fevereiro de 2012, ingressou como pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz ainda na década de 1940 e dedicou décadas de trabalho ao Instituto. A Casa Amarela, edificação situada no campus onde Lobato morou boa parte de sua vida, também ganhou seu nome em uma homenagem da presidência da Fiocruz.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.