HPV e desordem informacional são temas de defesa de mestrado dia 13/2

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
09/02/2023

Na próxima segunda-feira, 13/2, haverá a defesa de dissertação de Mestrado de Julie Peixoto, aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), que abordará os “Indicadores de Acurácia para Avaliação da Qualidade da Informação em Sites de HPV como Forma de Combate à Desordem Informacional”.

Tendo como orientadores André Pereira Neto (1º) e Rodolfo Paolucci (ETEOT/FAETEC) (2º), Julie construiu, apoiada na Medicina Baseada em Evidências, 25 indicadores para análise da avaliação da qualidade da informação oferecida por sites de HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano, uma doença sexualmente transmissível), enfocando dimensões como “prevenção e controle’, “transmissão”, “diagnóstico”, “sintomas e tratamento”. Nas palavras da aluna, sua dissertação “fornece uma indicação de como os indicadores construídos podem ser aplicados e apresenta duas iniciativas recentes de combate à desordem informacional.”

A defesa, que será presencial, acontece às 14 horas, na sala 402, do Prédio Sede Campus Maré, da Fiocruz.

Saiba mais sobre a dissertação abaixo:  

Defesa de Dissertação de Mestrado 

Título: Indicadores de Acurácia para Avaliação da Qualidade da Informação em Sites de HPV como Forma de Combate à Desordem Informacional 

Aluna: Julie Soares de Moraes Peixoto

Orientador: André de Faria Pereira Neto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Segundo Orientador: Rodolfo Paolucci (ETEOT/FAETEC) 

Banca: 

Titulares 
Drª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda (PPGCI/UFPE) 

Suplentes
Drª Pâmela Araújo Pinto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Drª Tânia Cristina Oliveira Valente (PPGENFBIO/UNIRIO) 

Data: 13/02/2023 - 2ª feira | Horário: 14h 

Local: Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo: Hoje as novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes na maioria das atividades realizadas por grande da população mundial. Elas permitem que seja encontrada e compartilhada uma grande variedade de informações sobre praticamente qualquer assunto, em qualquer tempo e lugar. Como consequência, a forma com que lidamos com diferentes aspectos da vida, inclusive a saúde, tem sido afetada pelas informações obtidas e compartilhadas nas mídias digitais. No entanto, o atual cenário informacional está repleto de problemas. Um deles é a qualidade da informação. Alguns autores têm dedicado sua atenção à avaliar a qualidade da informação disponível em sites de saúde. 

Esta Dissertação tem como objetivo geral construir indicadores para avaliar a acurácia da informação em sites de HPV, uma das infecções sexualmente transmissíveis mais prevalente no mundo. Em termos de objetivos específicos, apresenta as diferentes fases da internet, mostra de que maneira saúde e internet se relacionam, realiza revisão de literatura sobre as formas de enfrentamento à desordem informacional e insere a avaliação da qualidade da informação em sites de saúde como uma dessas formas. 

A metodologia aplicada para a construção dos indicadores de acurácia constitui-se de seis etapas e baseia-se na Medicina Baseada em Evidências. Como resultado, foram construídos 25 indicadores, abarcando as dimensões de Prevenção e controle, Transmissão, Diagnóstico, Sintomas e Tratamento. 

Esta dissertação realiza ainda um diálogo com outros trabalhos brasileiros de avaliação da qualidade da informação em sites de HPV. Ela fornece uma indicação de como os indicadores construídos podem ser aplicados e apresenta duas iniciativas recentes de combate à desordem informacional. Trata-se de um estudo que oferece uma contribuição ao necessário combate à desordem informacional. Espera-se que este tema ganhe cada vez mais atenção acadêmica e social. 

A metodologia aplicada para a construção dos indicadores de acurácia constitui-se de seis etapas e baseia-se na Medicina Baseada em Evidências. Como resultado, foram construídos 25 indicadores, abarcando as dimensões de Prevenção e controle, Transmissão, Diagnóstico, Sintomas e Tratamento. 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS