I Encontro da Pesquisa do Icict debate o futuro da área e importância das parcerias

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
10/08/2023


Rodrigo Murtinho, diretor do Icict, fala na abertura do evento | Foto: Divulgação Ascom Icict/Fiocruz

A partir da pergunta “O que esperar para o futuro da pesquisa no Icict?”, foi realizado nos dias 3 e 4 de agosto o I Encontro da Pesquisa. O evento, organizado pela vice-direção de Pesquisa do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), reuniu pesquisadores e pesquisadoras para dialogar sobre os avanços e desafios da área e, principalmente, para promover uma maior integração. “Este I Encontro está servindo para nos conhecermos, individualmente e dentro do grupo, além de ajudar a fomentar a integração com outros setores da unidade. Afinal, a pesquisa não se faz apenas dentro dos laboratórios”, afirmou a vice-diretora de Pesquisa, Mônica Magalhães.  

A importância da cooperação entre Pesquisa e outros setores do Icict foi destacada também pela vice-diretora de Ensino, Mel Bonfim, durante a abertura do evento. “Ensino e Pesquisa sempre andam juntos e esse encontro não se esgota aqui, temos muitos projetos em comum”, avaliou. 

O diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, lembrou que a pandemia de Covid-19 foi um marco divisório para a Pesquisa e que o momento político é de valorização. "Com a nova estrutura das vice-diretorias do Icict, temos avançado no planejamento e na organização das atividades. Vamos demarcar cada vez mais a importância da área de Pesquisa dentro da Fiocruz, tivemos recentemente um número bom de projetos aprovados no edital Inova, da Fiocruz, que incentiva a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área da saúde”, avaliou Murtinho.  

Na apresentação que abriu os trabalhos no dia 3, Mônica Magalhães falou dos principais objetivos e desafios da Pesquisa para o futuro. “Uma das nossas metas para o próximo ano é rever o manual organizacional da área. Estamos investindo tempo em nos conhecer os fluxos e interligações da área para traçar formas de nos integrar ainda mais com outras áreas da unidade e otimizar nosso trabalho”, pontuou.  

Atualmente há 36 servidores trabalhando nos laboratórios da Pesquisa, além de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - esse número não contempla todos os profissionais envolvidos no trabalho de pesquisa. Entre 2020 e 2023, a área produziu 546 publicações, entre artigos, livros e capítulos de livros, trabalhos publicados em congressos e outros formatos de produção bibliográfica.  

O primeiro dia do Encontro também contou com a palestra Divulgação Científica para que e para quem?, com a jornalista e pesquisadora Fernanda Veneu (CEFET/RJ e IFRJ). Ela falou sobre ciência cidadã e alfabetização científica e estimulou a reflexão sobre como tornar o conhecimento científico mais acessível a diferentes públicos.  

A tarde foi reservada para a apresentação dos laboratórios de Comunicação e Saúde (Laces), de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e de Informação em Saúde (LIS), responsáveis por gerar conhecimentos e inovações que fortaleçam o SUS e que ajudem a democratizar o acesso à informação em saúde. Os pesquisadores Inesita Soares de Araújo, Márcia Rodrigues Lisboa (Laces), Marcio Sacramento (LICTS) e Dalia Romero (LIS) tiveram aproximadamente 20 minutos para falar sobre o trabalho realizado por cada grupo, as respectivas linhas de estudos e principais parcerias.


Trabalho realizado pelos laboratórios foi apresentado durante o encontro | Foto: Roberta Raupp (Ascom Icict/Fiocruz)

No dia 4 foram realizadas as oficinas Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS), com Marcel Pedroso (LIS/Icict/Fiocruz); ARCA – Repositório Institucional da Fiocruz: fonte de informação para disseminação e preservação da produção científica da Instituição, com Claudete Queiroz (CTIC/Icict/Fiocruz); e O Currículo Lattes: ferramenta estratégica de acesso, de visibilidade e de impacto da ciência brasileira, com Ediane Gheno (UFRGS/UFRJ). 

O I Encontro da Pesquisa do Icict aconteceu nas salas 401 e 402 do Campus Maré. A programação completa está disponível aqui


Salas cheias para acompanhar o I Encontro da Pesquisa do Icict, realizado nos dias 3 e 4 de agosto

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Icict realiza o I Encontro da Pesquisa nos dias 3 e 4 de agosto

Evento terá palestras, oficinas e visita aos laboratórios

Encontro de Educação reúne trabalhadores do Icict e apresenta Projeto Político Pedagógico da unidade

Profissionais participaram de palestras e oficinas nos dias 1º e 2 de março. Documento que expressa a proposta educacional do Instituto foi entregue a todos os participantes

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS