Icict coordenará plataforma para registro de ensaios clínicos

por
Rafael Vinícius
,
20/03/2009

Uma plataforma virtual com informações sobre pesquisas a partir de ensaios clínicos está sendo desenvolvida pelo Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e será coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. Os ensaios clínicos são estudos com seres humanos voltados para descobrir ou verificar os efeitos de um produto sob investigação. Com o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebrac), a comunidade científica e a sociedade em geral terão acesso livre às evidências sobre a eficácia e a segurança das intervenções em saúde, inclusive no que diz respeito aos eventos adversos dos medicamentos investigados.

Inédito no Brasil, o Rebrac garante mais transparência aos ensaios clínicos financiados com recursos públicos e privados. Pelo fato de serem divulgados através de publicações científicas, os resultados estatisticamente significativos e positivos são privilegiados em detrimento dos resultados negativos dos medicamentos testados, que não são publicados. Atualmente, existe uma conjuntura que prioriza esse modelo de divulgação, seja por interesses editoriais ou da indústria farmacêutica. Desta forma, as experiências sem êxito permanecem desconhecidas, o que pode levar a novos investimentos para procedimentos já identificados como ineficientes.

De acordo com o pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (Lis), do Icict, Josué Laguardia, alguns estudos com dados do Food and Drug Administration (FDA) mostram que quase 60% das pesquisas com novas drogas não são publicadas mesmo cinco anos após a conclusão dessas investigações. “Isso ocorre devido ao viés de publicação, em que os artigos publicados são os que possuem resultados positivos, obtidos através de amostras grandes, favoráveis aos financiadores da pesquisa”, afirma Laguardia.

O Registro de Ensaios Clínicos no País permitirá que os estudos que não se transformam em artigos, aqueles que têm resultados negativos, estejam acessíveis para elaboração de meta-análises, dando subsídios para a medicina baseada em evidências (a que aplica o conhecimento científico na prática clínica). “Os pesquisadores e a sociedade terão mais uma fonte de informação através do Rebrac, que registrará todos os ensaios clínicos feitos com seres humanos”, destaca Laguardia.

“A importância do Registro de Ensaios Clínicos é enorme para o Brasil, já que o nosso País terá um espaço virtual no qual qualquer pessoa terá acesso aos estudos que estão sendo feitos em território nacional”, salienta o profissional do Icict. O Registro possuirá regras para saber o que será apontado. Como, quando, onde e por quem são perguntas que serão respondidas em todos os estudos. “A nossa proposta é o registro de qualquer investigação em seres humanos, voltada para descobrir ou verificar os efeitos clínicos, farmacológicos e farmacodinâmicos de um produto sob investigação”, conclui o pesquisador.

A iniciativa de desenvolver o Rebrac no Brasil é resultado da união de esforços entre a Organização Mundial de Saúde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit / MS), a Bireme e a Fiocruz, por meio do Icict e com o apoio da Vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência. A previsão é que a plataforma esteja disponível no segundo semestre de 2009. A ideia é que o projeto brasileiro, que abordará da substância a ser estudada até o número de pacientes envolvidos em determinado registro clínico, seja referência na América Latina. Países como Grã-Bretanha, China, Índia, Japão, Austrália, Irã, Holanda, Sri Lanka e Alemanha já possuem o registro nos mesmos moldes do projeto brasileiro.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) é uma plataforma virtual de acesso livre para registro de estudos experimentais e não-experimentais realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS