">
Ilustração: Venício Ribeiro (Multimeios/Icict)
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Ilma Maria Horsth Noronha, ex-diretora da unidade e ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).
Diretora do Icict no período de 2000 a 2008, Ilma faleceu na manhã deste sábado (23/3). Formada em Biblioteconomia, ela teve atuação marcante nas áreas de informação da Fiocruz e foi uma das idealizadoras do Ensino do Instituto, tendo sido uma das responsáveis pela criação do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS).
Ilma também foi, ao lado de seu esposo, Rômulo Noronha, uma incansável lutadora e militante pela democracia, pelos Direitos Humanos e contra a repressão. Em 2018, ela foi agraciada com a 30ª Medalha Chico Mendes de Resistência, concedida pelo Grupo Tortura Nunca Mais.
Ilma Noronha também teve papel fundamental nas políticas de acesso aberto à informação científica na Fiocruz, com diversos trabalhos desenvolvidos e apresentados sobre o tema.
Recentemente, no dia 4 de março, ela foi homenageada pelo Icict com a inauguração de um painel no Pavilhão de Ensino Ilma Noronha, no quarto andar do Campus Maré. A cerimônia, que fez parte da Semana de Abertura do PPGICS 2024, contou com a presença de Rômulo Noronha, além de amigos, colegas e admiradores de Ilma, que exaltaram a importância e o valor de seu legado para as práticas de ensino do Icict e que se estendem para toda a Fiocruz.
Ilma Noronha tinha 73 anos e deixa o viúvo, Rômulo, dois filhos, uma neta e um neto. O velório acontece na segunda-feira (25/3), às 9h, na capela 7 do Crematório Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Gomes, 287, Caju, Rio de Janeiro). A cremação será às 12h.
Toda a comunidade do Icict lamenta profundamente e presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos de sua ex-diretora.
A Presidência da Fiocruz também publicou nota de pesar sobre o falecimento de Ilma Noronha. Na Agência Fiocruz de Notícias, a Fundação lamentou a morte da ex-diretora e enalteceu sua ampla trajetória na Fiocruz e sua participação direta em projetos como a construção do Sistema Integrado de Informação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e da Biblioteca Virtual em Aleitamento Materno.
➡️ Fiocruz lamenta a morte da ex-diretora do Icict, Ilma Noronha
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, também lamentou o falecimento de Ilma. Pelas redes sociais, a ex-presidente da Fiocruz publicou, no próprio sábado (23/3), que "soube com grande pesar da partida da querida Ilma Noronha". A ministra destacou o trabalho de Ilma à frente do Icict durante oito anos, além de sua "profunda sensibilidade, paixão pela ciência e firmeza na defesa da democracia".
➡️ Nísia Trindade Lima lamenta a morte de Ilma Noronha
A Revista Radis, da Escola Nacional de Saúde Pública, também prestou homenagem à Ilma. Em matéria publicada nesta segunda-feira (25/3), a revista exalta a "militante incansável do direito à informação, da democracia e da saúde pública".
➡️ Ilma Noronha (1951-2024): homenagem da revista Radis
Documentário "Um Punhado de Bravos" relata os anos de militância do casal Ilma e Rômulo Noronha
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar