">
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz) esteve presente na 15ª edição da ConfOA - Conferência Lusófona de Ciência Aberta, realizada entre os dias 1 e 4 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal. O encontro é o principal evento em língua portuguesa sobre ciência aberta.
Este ano, o Icict participou da Conferência com cinco trabalhos, distribuídos por diferentes programas. A pesquisadora Ana Maranhão apresentou um estudo realizado a partir de sua tese de doutorado: “Diretrizes para alinhamento dos processos de avaliação da Fundação Oswaldo Cruz às práticas de Ciência Aberta” integrou a Sessão de Comunicações II, com moderação da coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz, Viviane Veiga. Na Sessão de Comunicações III, Viviane Veiga (Fiocruz), Patrícia Henning (Fiocruz/Unirio), Luís Ferreira Pires (University of Twente), João Moreira (University of Twente) e Isabella Henrique Lima Pereira (UFF) apresentaram o trabalho "Qualidade do Plano de Gestão de Dados: um desafio a ser enfrentado".
“A participação do Icict em mais uma edição da ConfOA reitera o compromisso do Instituto e da Fiocruz com os temas relacionados à ciência aberta. É ainda mais emblemática nossa presença este ano, já que estamos comemorando os 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz. A Conferência é uma oportunidade para participar de debates, além de conhecer boas práticas e as experiências mais recentes em ciência aberta”, avalia o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho.
📝 Leia reportagem especial sobre os 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz
Nas sessões de Pecha Kucha, que contemplam apresentações curtas, foram expostos os seguintes trabalhos: "Modelo de Plano de Gestão de Dados para Pesquisa Clínica", de Viviane Veiga (Fiocruz), Natalia Pacheco de Moraes (Fiocruz), Erick Penedo (Fiocruz) e Patrícia Henning (Fiocruz/Unirio); "Ciência Aberta e os Desafios para Compartilhamento de Dados de Pesquisa Genômica", de Fábio Bernardo da Silva (PPGICS/Fiocruz) e Viviane Veiga (PPGICS/Fiocruz); e "Por um Modelo de Participação Social na Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde no Brasil à luz da Ciência Cidadã", de Camila Belo (PPGICS/Fiocruz) e Viviane Veiga (PPGICS/Fiocruz). E completando a participação do Icict, Anderson Silva de Araújo (PPGICS/Fiocruz), Viviane Veiga (PPGICS/Fiocruz) e Carlos Henrique Marcondes (UFF) apresentaram o pôster do estudo "O reuso de dados de pesquisa e a pandemia da COVID-19".
Em 2024, a 15ª ConfOA reuniu 176 participantes e mais de 100 estudos, além de cinco workshops. A próxima edição do evento está prevista para setembro de 2025, na Universidade Federal de Goiás.
"Este ano, o Icict participou com trabalhos sobre gestão de dados, processos de avaliação, além de trabalhos de alunos do PPGICS. Temos um papel de destaque na Conferência, participando da moderação de diversas mesas e da comissão científica responsável pela avaliação dos trabalhos selecionados”, avalia Viviane Veiga. “A ConfOA é um evento importantíssimo pois aborda várias dimensões da ciência aberta, como acesso aberto, dados de pesquisa, ciência cidadã, recursos educacionais abertos e metodologias abertas. O encontro se consagrou como o local de debate diferenciado para os profissionais e pesquisadores que atuam nessa área”, completa.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar