Icict participa de missão institucional em Portugal

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
13/12/2024

O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) integrou a missão institucional liderada pela vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) em Portugal, realizada em setembro.  

A viagem foi parte do Capes-PrInt-Fiocruz, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes. Portugal é o segundo país que mais recebeu bolsistas brasileiros por meio do Programa (são 29 pesquisadores contemplados).   

O então coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Igor Sacramento, representou o Icict na missão, que visitou algumas das principais instituições de ensino do país: Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Nova Medical School, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Em todas elas foram abordadas possibilidades de parcerias em diferentes temas de interesse da Fiocruz. Entre os assuntos que possuem grande sinergia com as pesquisas do Icict estão: mudanças climáticas, saúde digital, envelhecimento, comunicação e divulgação científica.

Acesso aberto é tema central na aproximação com as instituições portuguesas

Em paralelo à missão institucional liderada pela VPEIC, o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e a pesquisadora do Instituto e coordenadora do Programa Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), Ana Maranhão, também visitaram a Universidade de Aveiro. Eles estiveram no Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (DigiMedia), centro de pesquisa que foca em áreas interdisciplinares relacionadas com mídias digitais, comunicação, tecnologias digitais e suas aplicações na sociedade.

O tema do acesso aberto é central nos estudos do laboratório, mas outras possibilidades de colaborações entre Icict e DigiMedia foram mapeadas, especialmente em tecnologia da informação, comunicação digital, educação em saúde e inovação para a saúde pública.

O diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, lembra que Portugal é um dos países onde o debate sobre acesso aberto e seus desdobramentos está mais avançado, por isso a aproximação entre as instituições é tão valiosa. "É importante consolidar essa relação com Portugal, um país que está na vanguarda do tema do acesso aberto, nos proporcionando oportunidades de aprofundar o debate aqui também", afirma Murtinho.

➡️ Saiba como foi a participação do Icict na 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em Portugal

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Uma década da Política de Acesso Aberto da Fiocruz: Icict reafirma seu papel na luta pelo direito à informação

Fiocruz celebra a data com selo comemorativo e promove eventos para refletir sobre os principais avanços

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS