Indexação automática de artigos em português é tema de defesa de tese dia 27/7

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
19/07/2023

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Com o objetivo de "verificar o grau de coerência semântica entre a representação temática via linguagem controlada e a indexação automática dos artigos publicados em português na área de saúde pública", a aluna da Pós-Graduação do Icict (PPGICS), Fátima Santos, defenderá no dia 27 de julho, quinta-feira, às 14 horas, a sua tese de doutorado "A representação temática de artigos da área de saúde pública em português: um olhar particular da indexação automática".

A orientação foi das pesquisadoras do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS/Icict, Cícera Henrique e Rosane Abdala, também professoras do PPGICS. Em seu trabalho, Santos teve por objetivo "verificar o grau de coerência semântica entre a representação temática via linguagem controlada e a indexação automática dos artigos publicados em português na área de saúde pública, com o aporte teórico da mineração de textos". O objeto de sua análise foram 104 textos publicados em português em seis periódicos brasileiros da Coleção Saúde Pública publicados em 2020 e disponíveis na Scientific Electronic Library -SciELO. Uma das conclusões obtidas em sua análise foi que o "estudo aponta que a coerência dos conteúdos dos artigos estudados poderia chegar a um melhor resultado com o uso da indexação automática".

Veja abaixo mais detalhes sobre a defesa e o resumo da tese. O evento será presencial e ocorrerá na sala  410, do  Prédio Sede Campus Maré, da Fiocruz.

Defesa de Tese de Doutorado
 

Título: A representação temática de artigos da área de saúde pública em português: um olhar particular da indexação automática 

Aluna: Fátima Cristina Lopes dos Santos

Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Segunda Orientadora: Rosane Abdala Lins (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Banca: 
Titulares 
Drª Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Dr. Josué Laguardia (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior (FCI/UNIB) 
Drª Jeorgina Gentil Rodrigues (ICICT/FIOCRUZ) 

Suplentes 
Drª Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 
Dr. Adriano da Silva (CLAVES/FIOCRUZ) 

Data: 27/07/2023 - 5ª feira | Horário: 9h 

Local: Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré 

Resumo: 

Esta tese objetivou verificar o grau de coerência semântica entre a representação temática via linguagem controlada e a indexação automática dos artigos publicados em português na área de saúde pública, com o aporte teórico da mineração de textos. Propôs-se a análise da coerência semântica entre o conteúdo dos artigos científicos selecionados e sua representatividade (palavras-chave e descritores), observando o uso da indexação automática e da linguagem controlada na representação temática dessa informação em saúde. 

A amostra utilizada na análise foi constituída de 104 textos publicados em português em seis periódicos brasileiros da Coleção Saúde Pública, disponíveis na Scientific Electronic Library -SciELO, publicados no ano de 2020. A pesquisa baseou-se na bibliometria, apoiada no processamento da linguagem natural, com o uso de software para mineração de textos.

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, composto por análise quantitativa e qualitativa, que possibilitou a compreensão da forma, estrutura, volume e representação desses textos para a indexação automática dessa produção. O estudo aponta que a coerência dos conteúdos dos artigos estudados poderia chegar a um melhor resultado com o uso da indexação automática. O método possibilitou o aumento do quantitativo de termos representativos do conteúdo dos textos, o que é promissor para o campo da a recuperação da informação. 

Espera-se que este estudo contribua com as pesquisas sobre a indexação de artigos científicos na área de saúde pública, particularmente na coerência semântica da representação de artigos publicados em português e o uso da indexação automática, bem como na prática dos profissionais de informação para organização da produção científica em repositórios e outras plataformas. 
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS