Lançado o documentário "Agrofloresta é mais"

por
Graça Portela (Ascom) & Wagner Oliveira (VideoSaúde)
,
17/09/2018

Foi lançado na última quinta-feira, 13 de setembro, em Curitiba (Paraná), o documentário "Agrofloresta é mais", uma co-produção da VideoSaúde Distribuidora/Icict/Fiocruz, que também o distribui, das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Paraná (UFPR),  do Ministério Público do Trabalhho (MPT), do Paraná,  e da Associação Paranaense das Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (APREAA), e dirigido por Beto Novaes, professor e pesquisador do Projeto Educação através das Imagens, da UFRJ.

O filme mostra como uma área degradada pela produção extensiva de búfalos - a Fazenda São Miguel, em Antonina (PR) - na região da Mata Atlântica paranaense, foi transformada por meio de iniciativas de recuperação do meio ambiente pela produção agroflorestal, com produção de alimentos e preservação da biodiversidade. 

Os protagonistas dessa transformação foram as 24 famílias de agricultores do Acampamento José Lutzenberger - Movimento dos Sem Terra (MST), numa área conquistada em 2004 - a Fazenda São Miguel, na cidade de Antonina, a quatro quilômetros do Pico Paraná, o ponto mais alto do estado.  Em outubro de 2017, o Acampamento recebeu o Prêmio de Conservação e Ampliação da Agrobiodiversidade, pelo Instituto Sociambiental (ISA) justamente por essa iniciativa. 

Apesar das ameaças e das dificuldades, a decisão do grupo de agricultores pela agroecologia veio a partir do momento em que se deram conta de que precisavam "sobreviver e produzir", numa Área de Proteção Ambiental - APA, e que requeria cuidados e um novo aprendizado em como lidar com a terra, como explica a agricultora Luzinete de Oliveira (veja seu depoimento em vídeo).  Além disso,  "Agrofloresta é mais" mostra, também, o orgulho dos trabalhadores pelo aprendizado que tiveram e pelo que estão desenvolvendo - uma agricultura saudável, que leve em consideração à saúde e o meio ambiente, afinal "a gente é o que a gente come", como afirmou de forma simples e direta, a agricultora Valdineia Claudino, que trocou a cidade grande pelo campo.

Assista ao documentário "Agrofloresta é mais".

Sinopse

No dicionário, agroecologia: agricultura sustentável que agrega conhecimento científico e conhecimento tradicional. Sem fertilizantes industriais e agrotóxicos. Agrofloresta: culturas agrícolas com emprego de espécies para restaurar florestas e áreas degradadas. No Acampamento José Lutzenberger, Mata Atlântica, Estado do Paraná, os termos do dicionário ganham vida por meio de histórias pessoais e de famílias inteiras. E também por evidências de que um outro modelo de produção de alimentos e preservação da biodiversidade é possível. Célia cultiva hortaliças, diz que seu psicólogo é a mata e relembra os dias num bairro marcado pelas drogas. Valdineia conta como ela e os filhos nunca mais tomaram remédios. Luzinete recorda as lutas contra jagunços e fazendeiros. Hoelington fez curso técnico e compartilha o que aprendeu com a comunidade. Jonas, memória viva da comunidade, fala da satisfação de recuperar um olho d´água e a mata ciliar de um rio.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

PPGICS - Agroecologia e documentários

Artigo: "Produção audiovisual nas lutas dos movimentos sociais do campo no Brasil: dimensões comunicacional e epistemiológica" - Autores: Marina Tarnowski Fasanello (PPGICS/Icict/Fiocruz), Inesita Soares de Araujo (Laces & PPGICS/Icict/Fiocruz) e Marcelo Firpo Porto (Ensp/Fiocruz) - FOnte: Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital - Dezembro/2016

Assuntos relacionados

Catálogo de filmes da VideoSaúde inclui vídeo recém produzido sobre agrotóxicos

"Nuvens de veneno" aponta que Brasil é um dois maiores consumidores destes produtos

Acessibilidade: Videosaúde lança 13 filmes com audiodescrição

Parceria com a TV Câmara permite que cegos e deficientes visuais possam assistir os documentários

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS) permite ao usuário solicitar cópias de vídeos de todo o acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS