LATmetricas: Icict marca presença em evento que discute métricas e indicadores alternativos para avaliação científica

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
08/12/2023


A pesquisadora Kizi Araújo, uma das editoras cientificas da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação (Reciis), do Icict, representou a Fiocruz no evento LATmetricas e o Simpósio Latino-Americano de Estudos Métricos em Ciência e Tecnologia, realizado em Temuco, no Chile. 

O evento durou dois dias (16 e 17 novembro) e reuniu pesquisadores e estudantes da América Latina que debateram sobre métricas e indicadores alternativos para avaliação científica na região. Dividido em mesas redondas, painéis, oficinas e conferência final, que abordaram temas como tecnologia, métricas territoriais e espaciais, ciência aberta, dentre outros, o evento tornou-se “um importante espaço de diálogo e troca de experiências sobre o modelo de avaliação científica na região”, afirma Kizi Araújo, pois “fomenta o debate e a proposição de modelos alternativos de avaliação científica mais condizentes com a realidade e necessidade dos países latino-americanos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de instrumentos que permitam observar o papel da ciência e da tecnologia na transformação social.” 

‘Qualis’ e ‘Quantis’ em debate

Crédito: Kizi Araújo apresentando seu trabalho ‘Qualis ou “Quantis”? Uma oportunidade de repensar a avaliação de periódico’ | Foto: Arquivo pessoal Kizi Araújo

Kizi Araújo fez uma apresentação na mesa “Experiências e métricas em Ciência Aberta, conhecimento aberto e ciência cidadã” (tradução livre), na qual foi uma das coordenadoras, falando sobre avaliação dos periódicos científicos na palestra ‘Qualis ou Quantis? Uma oportunidade de repensar a avaliação de periódico’. Ela explicou o porquê se questionar esta avaliação: “o modelo de avaliação vigente tem como base a qualificação dos periódicos nos quais o conhecimento é publicado. No entanto, essa qualificação é centrada em indicadores quantitativos, principalmente no fator de impacto e não em aspectos qualitativos, como a qualidade editorial dos periódicos, por exemplo.”

Segundo a editora científica da Reciis, “sem dúvida, a qualificação dos periódicos e da atividade científica produzida no país deve levar em consideração aspectos mais qualitativos desta produção, incluindo não apenas indicadores de qualidade editorial dos periódicos onde esse conhecimento foi divulgado (elemento de grande importância), mas também agregando indicadores de qualidade do artigo individualmente, como nível de evidência e possibilidade de impacto social do conhecimento gerado, por exemplo.”

Lançamento da Alaec

Crédito: Editores científicos que participaram do lançamento da Alaec. Ao centro (de casaco laranja), Kizi Araújo | Foto: Arquivo pessoal Kizi Araújo

A pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) também participou do lançamento da Associação Latino-Americana de Editores Científicos (Alaec), que tem como missão “ampliar significativamente o protagonismo global das investigações e das revistas latino-americanas".  

Segundo informações da Abec – Associação Brasileira de Editores Científicos, a Alaec foi criada pela Abec Brasil, a Asociación Uruguaya de Revistas Académicas (AURA, Uruguai) e a Asociación de Editoriales Universitarias de Colombia (ASEUC, Colômbia). A recém-criada associação internacional tem por objetivo “conectar pessoas e instituições com interesse na editoração de revistas científicas e demais produtos e atividades correlacionadas, para cumprir a missão de ampliar significativamente o protagonismo das pesquisas e das revistas latino-americanas em âmbito global”.

A pesquisadora do Icict destacou a importância do lançamento da Alaec, como “um marco para a construção de um sistema de comunicação científica aberta, não comercial e que valorize e promova a ciência produzida localmente com seus interesses e características locais e regionais”. Para Kizi Araújo, a iniciativa é importante para a “integração de editores científicos para ampliar o protagonismo e valorização global das pesquisas e revistas latino-americanas e o fortalecimento dos periódicos dessa região.”

Crédito: Editores científicos que participaram do lançamento da Alaec. Ao centro (de casaco laranja), Kizi Araújo | Foto: Arquivo pessoal Kizi Araújo
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Reciis lança chamada para dossiê sobre o conceito de interação e saúde

O prazo de envio de artigos originais vai até o dia 20 de fevereiro

Em editoral, Reciis propõe agenda racial de pesquisa em informação e comunicação em saúde

Texto foi escrito a quatro mãos por Igor Sacramento, Kizi Mendonça de Araújo, Christovam Barcellos e Léa Camila de Souza Ferreira

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS