Memórias faveladas e o desenvolvimento local: Icict participa do lançamento do Plano de Ação Popular do CPX

por
Divulgação/Instituto Raízes em Movimento
,
01/12/2022

Depois de muitas articulações entre as diversas organizações do Complexo do Alemão para um planejamento coletivo e político, o Instituto Raízes em Movimento convida geral para o lançamento do PLANO DE AÇÃO POPULAR DO CPX, no próximo dia 8 de dezembro de 2022, quinta-feira, a partir das 9h, no Morro do Alemão (Avenida Central – Ponto Certo). Esse momento é a culminância de um trabalho realizado para de fato incidir nas políticas públicas pensadas para o bairro. O Plano de Ação do CPX traz as principais demandas, levantadas por moradores e organizações da sociedade civil que atuam na região.

A proposta central é entregar o Plano de Ação em mãos para parlamentares eleitas(os) que possam utilizá-lo para traçar seus projetos com base no conteúdo consolidado na publicação. O documento contém 11 temáticas previamente discutidas em momentos distintos, realizados por organizações e coletivos locais, que discutiram sobre saúde, educação, juventudes, meio ambiente, esporte, segurança pública, etc. O Plano de Ação resume bem esses encontros e se debruça na abordagem de alguns problemas específicos por cada área e apresenta soluções para as mesmas questões. 

Se o processo chegou até aqui é também pelas parcerias que o coletivo estabeleceu. Além do apoio fundamental do Fundo das Populações das Nações Unidas - UNFPA e Trilhas de Cairo, durante o processo o projeto agregou novas parcerias que fortaleceram o caminho já percorrido. Nesse período chegou o Ibase, a Agência do Bem e a Casa Fluminense que apóia a publicação do Plano, incluindo-o na proposta das “Agendas 2030” que visa atender seus projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além do Instituto Vladimir Herzog que apóia este evento de lançamento por meio do projeto Usina de Valores.

Repositório temático digital 'Saberes Populares'

A Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CTIC/Icict) e o Dicionário de Favelas Marielle Franco, o WikiFavelas, são parceiros do evento e vão apresentar, em uma roda de conversa, o repositório temático digital Saberes Populares, abordando questões sobre a preservação da memória das favelas e periferias.

Programação

Para o dia do lançamento do Plano teremos a seguinte programação:
1.    Café da manhã orgânico preparado pelo CEM - Cento de Integração na Serra da Misericórdia
2.    Mesa com rodada de apresentação e oficialização do protocolo de entrega aos parlamentares e parceiros presentes, com transmissão ao vivo na internet;
3.   Roda de conversa sobre conjuntura política e perspectivas de preservação das memórias das favelas e periferias através da apresentação do Repositório Temático Digital “Saberes Populares”, organizado pelo Icict-Fiocruz e pelo Dicionário de Favelas Marielle Franco;
4.    Almoço colaborativo (R$ 30,00): feijoada (Faça sua reserva, envie pelo Pix: 06985542000147) - Enviar comprovante para 21 97132-7235
5.    Música ao vivo, poesias e muito mais.

Memórias Faveladas e o Desenvolvimento Local:
Lançamento do Plano de Ação Popular do CPX
Quinta-feira, 8/12 - 9h às 15h
Local: Avenida Central, 68 – Morro do Alemão (Ponto Certo)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Dicionário de Favelas Marielle Franco ganha nova identidade visual

Plataforma está com novas atualizações para melhorar a acessibilidade. Iniciativa contou com o apoio do Multimeios

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS