Palestra sobre tecnologias informacionais apresenta possibilidades à pesquisa

por
Rafael Vinícius
,
05/06/2009

As possibilidades e desafios do uso de tecnologias informacionais na pesquisa em Ciências Sociais foi o título da palestra ministrada pelo doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alex Niche Teixeira, no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. Na palestra, o doutor em sociologia abordou o fato de que a pesquisa social tem ao seu alcance recursos informacionais (softwares) para a análise qualitativa do trabalho de pesquisadores, através de inúmeros cruzamentos de dados. O evento, que ocorreu às 10h do dia quatro de junho, foi organizado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Comunicação em Saúde do Icict.

O professor ponderou sobre as novas possibilidades para as pesquisas sociais a partir de usos de recursos informacionais, como a utilização de diferentes softwares de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os recursos em questão disponibilizam novas ferramentas para tratamento de texto (doc e pdf), expõe resultados através de gráficos e permite a utilização de arquivos de foto, áudio e vídeo digitais como fonte direta para análise. “O software amplia a capacidade de reflexão dos pesquisadores sobre os conceitos. Eles podem se preocupar apenas em pensar as questões analisadas, já que a ferramenta força os usuários a deixar clara a definição conceitual da sua pesquisa, além de agilizar o processo”, afirma Teixeira.
 
Ao ajudar na codificação e importação de texto, som e imagem, além de trabalhar com dados não estruturados (informações não coletadas), a ferramenta facilita o trabalho do pesquisador na medida em que faz o cruzamento de imagens com textos, por exemplo. Além disso, o software auxilia no manuseio de grandes quantidades de dados através de dimensões não apenas qualitativas, mas também quantitativas.

A exposição demonstrou que o software impacta na estruturação, coleta e tratamento dos dados, interferindo de maneira positiva no trabalho de pesquisadores. De acordo com o conteúdo da palestra, o pensamento e a análise do pesquisador são mais do que necessários, uma vez que o profissional continua sendo a parte principal do processo. A ferramenta apenas proporciona agilidade ao trabalho, deixando tempo para o pesquisador pensar.  
 
O palestrante expôs ainda que os recursos de informática na pesquisa podem ser pensados como metodologias informacionais, uma vez que alteram a maneira da investigação do pesquisador de modo significativo. De acordo com o sociólogo, o correto seria pensar que o software em si não é nada, ou seja, a ferramenta só tem sentido quando é usada.

“Diante das atuais demandas com relação à pesquisa social, os softwares não podem ser ignorados pelos pesquisadores”, conclui Teixeira. Seguindo esta linha de raciocínio, cursos sobre o tema são lançados e têm por objetivo promover a capacidade de utilização dos recursos informacionais na pesquisa social.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Icict avalia Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação

Os profissionais do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, que integram o grupo de pesquisa Otics, participaram da atividade e apresentaram as principais ações realizadas ao longo de 2010

Núcleo de pesquisa sobre tecnologias interativas lança revista virtual

Além do lançamento da revista, os profissionais do Next apresentaram para a platéia as principais atividades para o ano que incluem cursos de ensino a distância e organização de evento internacional

Núcleo de pesquisa sobre tecnologias interativas lança revista virtual

Além do lançamento da revista, os profissionais do Next apresentaram para a platéia as principais atividades para o ano que incluem cursos de ensino a distância e organização de evento internacional

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS