PCDaS incorpora dados atualizados da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana

por
Nelson Niero Neto (PCDaS)
,
21/12/2023

Foto: Mobilidade urbana: o ir e vir que leva  além | Rovena Rosa (Agência Brasil)

Nesta semana, a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS) incorporou os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (PEMOB) aos paineis do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), projeto parceiro da Plataforma. 

Relativos a 2022, os dados enriquecem quatro paineis do SIMU que contêm informações sobre municípios brasileiros: 

•    Infraestrutura de Mobilidade Urbana 
•    Serviços de Mobilidade Urbana    
•    Acesso às Oportunidades    
•    Política Tarifária     

Entre as várias informações sobre mobilidade urbana municipal levantadas pela pesquisa e incorporadas aos painéis, alguns exemplos são os pontos de embarque e desembarque, a idade média da frota de ônibus, o índice de passageiros transportados por quilômetro e informações diversas sobre arrecadação com tarifas e multas.

Além dos dados obtidos pela PEMOB, os painéis do SIMU são enriquecidos com outros conjuntos de dados que contêm insumos para a avaliação da mobilidade urbana nas cidades. Aspectos como tempo de deslocamento das pessoas entre casa e trabalho, tamanho da frota de veículos por município, emissão de poluentes por transportes terrestres e mortos e feridos em acidentes também são considerados. 

 
Projeto evidencia relação da saúde com a mobilidade urbana

O SIMU é um projeto da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Em conjunto com a PCDaS, a iniciativa gerou sete painéis de visualização de dados com temas relacionados à mobilidade urbana e à saúde. 

•    Confira todos os painéis clicando aqui.     

 

Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Com o compromisso de disponibilizar informações de forma didática, a equipe do SIMU espera colaborar para a tomada de decisão nos diferentes níveis governamentais. Os painéis permitem, por exemplo, o estudo de diagnósticos prévios e simulações de cenários.

•    Para conhecer mais sobre o SIMU, leia a reportagem Painéis de dados sobre Mobilidade Urbana evidenciam relação com Saúde e enriquecem o debate sobre o tema.  
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Artigo de pesquisadores do Icict é selecionado para publicação do Ministério da Saúde

“Acesso aos dados agregados e microdados do SUS” foi considerado pelos editores como uma leitura “necessária para qualquer pesquisador que queira acessar microdados do DataSUS”

Experiência do PCDaS é apresentada em evento sobre dados e privacidade

Marcel Pedroso, coordenador da Plataforma, abordou as Infraestruturas Públicas Digitais no Brasil e no mundo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS