">
Gerar conhecimentos e inovações para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionar a melhoria das condições de vida da população brasileira e democratizar a comunicação e o acesso à informação em saúde. Com esses objetivos, o Icict investe no desenvolvimento de projetos de pesquisa no campo da Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, por meio de seus laboratórios de Comunicação e Saúde (Laces), de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e de Informação em Saúde (LIS). Neste processo, são fundamentais as parcerias com as demais unidades da Fiocruz, órgãos do Ministério da Saúde e outras instituições brasileiras e estrangeiras.
As pesquisas desenvolvidas no Icict permitem a inserção da unidade no centro da agenda do SUS e representam uma forma de reflexão teórica sobre produção, circulação, uso e apropriação das informações em saúde. Alguns resultados são os vídeos sobre doenças negligenciadas produzidos em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a disseminação de informações pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), os sistemas de monitoramento da água e saneamento (Atlas da Água), o Observatório de Saúde na Mídia, o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) e o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), entre outros.
Em essência, o propósito de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é zelar pelo respeito e proteção à dignidade e autonomia dos participantes das pesquisas, em sua dimensão física, moral e social. Faz parte da missão de um CEP garantir o direito ao consentimento livre e esclarecido para participação nos estudos, bem como a ponderação entre riscos e benefícios, tendo em vista os referenciais da bioética e da justiça social, dentre outros. Consequentemente, é papel também dos comitês atuar como instância de divulgação e educação sobre os princípios da ética na pesquisa, contribuindo para que os pesquisadores possam receber orientações para adequar seus estudos e prevenir problemas na condução e realização de pesquisas.
O CEP da EPSJV recebe, além das pesquisas propostas no âmbito desta instituição, os estudos oriundos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Tem seu colegiado composto por 13 membros, entre profissionais da própria Escola, do Icict e da COC, além de um representante de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), indicado por conselhos de saúde e/ou de defesa de direitos. O papel deste colegiado é analisar ética e metodologicamente os protocolos encaminhados pelos pesquisadores e emitir pareceres, favoráveis ou não, acerca dos projetos de pesquisa que, de modo direto ou indireto, envolvam indivíduos ou coletividades, em sua totalidade ou em parte, incluindo o manejo de informações e materiais.
Para acessar as orientações do CEP EPSJV, clique aqui
Profissionais em atuação nas pesquisas do Icict
Eventos científicos para a reflexão sobre informação, comunicação e saúde
Evento técnico-científico semestral para discussão sobre políticas públicas de saúde
Seminários especiais com trabalhadores que contribuíram para a trajetória do Icict/Fiocruz
Monitor Pesquisa - boletim com editais de apoio financeiro externo
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.