Pesquisadores do Cict mostram trabalhos no primeiro Seminário PIPDT

por
Carla Sena
,
25/11/2005

O primeiro Seminário de Apresentação dos Projetos do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT) foi realizado no auditório do Cict no dia 5 de outubro. A palestra de abertura foi feita pela professora Maria das Graças Targino, pesquisadora da Universidade Federal do Piauí e ganhadora do Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2004. O evento contou ainda com a apresentação de seis trabalhos de pesquisadores da unidade.

A mesa de abertura do Seminário foi composta por Ilma Noronha (Diretora do Cict), Claudia Travassos (Pesquisadora do Cict), Francisco Inácio Bastos (Vice-diretor de Pesquisa do Cict) além da professora Maria das Graças Targino. Ilma elogiou a iniciativa do evento e estimulou a divulgação dos trabalhos da unidade.

Durante a palestra Informação e Saúde: Potencialidades e Limitações, Maria das Graças Targino observou que a pesquisa científica é a força motriz de desenvolvimento dos povos. A professora, que está concluindo o curso de jornalismo, salientou que a globalização causou o aumento exponencial de registros informacionais, fato que exige, segundo ela, habilidade do pesquisador para gerenciar todo o seu “manacial de conhecimento”. “Nós, pesquisadores, temos a necessidade de agregar informações sob uma visão sistêmica”, explicou.

A professora disse que a Internet pode ser uma aliada na divulgação do trabalho científico e na tradução das informações para o grande público. Mas, segundo ela, é preciso ter cuidado na identificação e consistência do conteúdo da web. Targino insistiu que a popularização da informação em saúde é urgente e necessária. “Não há uma regra única e uníssona. A divulgação pode ser feita através do rádio, que ainda é o maior meio de comunicação de massa no Brasil, ou por telefone, folders, cartilhas, cartazes. Esta iniciativa é tão importante quanto as demais etapas de uma pesquisa científica”, ressaltou.

O Seminário contou com a apresentação de projetos que foram concluídos pelos pesquisadores do Cict em setembro deste ano. Avaliação do resultado do cuidado e da equidade na cirurgia de revascularização do miocárdio no Sistema Único de Saúde foi apresentado por Cláudia Travassos. Renata Gracie mostrou os resultados da pesquisa Desenvolvimento de Indicadores para um sistema de gerenciamento de informações sobre saneamento, água e agravos à saúde relacionados.

Ensino e Pesquisa da Fiocruz: Produtores Científicos foi o tema do projeto apresentado por Alice Ferry de Moraes. Dália Romero mostrou a pesquisa Avaliação da qualidade, cobertura e disponibilidade das variáveis sociais nos bancos de dados de interesse para a área de saúde.

Os dois últimos projetos foram iniciados em 2005 e podem ser prorrogados por mais um ano. Rosane Abdala expôs a pesquisa Escorpionismo no Estado do Rio de Janeiro: aspectos epidemiológicos, ambientais e sócio-econômicos e Rejane Ramos Machado fechou o evento com o trabalho Comunidades Virtuais de Pesquisa: proposta de modelo para o CICT.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Resultados dos projetos PIPDT são apresentados no Icict

O objetivo do programa é induzir e incentivar o desenvolvimento de pesquisas no campo da informação e comunicação em saúde, através do financiamento de projetos que contribuam para o avanço científico

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS