">
Célia Landmann: 6º colocada entre os cientistas brasileiros de Ciências Humanas e Sociais | Foto: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)
Dois pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) foram listados em ranking internacional de cientistas. Célia Landmann Szwarcwald e Christovam Barcellos aparecem na lista divulgada pelo portal Research.com. Entre os brasileiros, eles ocupam, respectivamente, o 6ª e o 27º lugares na área de Ciências Humanas e Sociais. Ambos os pesquisadores são vinculados ao Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Icict e docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS).
Novo levantamento internacional realizado pelo portal selecionou 38 pesquisadores da Fiocruz por sua produção científica em seis áreas do conhecimento. Divulgado anualmente, o ranking destaca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. A seleção é baseada em uma variedade de fatores que incluem como indicadores o número de artigos publicados, as citações e o impacto para a ciência e, no caso da Fundação, para a saúde global.
Os pesquisadores destacados pelo ranking são líderes em suas áreas de pesquisa e trazem contribuições significativas em 20 áreas do conhecimento. Os dados sobre publicações e citações de 166.880 cientistas foram analisados para a produção dos rankings. As informações foram obtidas principalmente nas bases de dados OpenAlex e CrossRef.
Além do Icict, foram listados pesquisadores de outras três unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Instituto Nacional de Infectologia (INI); e de três unidades regionais: Fiocruz Bahia, Fiocruz Minas e Fiocruz Pernambuco.
Barcellos aparece no 27º lugar entre os cientistas brasileiros de Ciências Humanas e Sociais | Imagem: Canal Saúde
Célia Landmann Szwarcwald é graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Estatística e Matemática pela Universidade de Rochester (EUA) e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/Aids, mortalidade infantil e atenção básica, inquéritos populacionais e sistemas de informação em saúde. Pesquisadora da Fiocruz desde 1977, Szwarcwald coordenou a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, em 2013.
➡️ Currículo Lattes de Célia Landmann
Com uma trajetória marcada por pioneirismos, a pesquisadora do LIS já integrou outros rankings recentes de cientistas mais influentes do mundo. Em 2020, ela foi listada em estudo publicado pelo Journal Plos Biology. No ano seguinte, Célia Landmann também despontou em levantamento feito pela Universidade de Stanford (EUA) e pela Editora Elsevier BV.
Christovam Barcellos é graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na pesquisa e ensino de Geografia da Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, análise espacial, indicadores de saúde e sistemas de informações geográficas.
➡️ Currículo Lattes de Christovam Barcellos
Confira a lista de cientistas da Fiocruz em Ciências Humanas e Sociais e a classificação no ranking brasileiro:
3º lugar: Mauricio Lima Barreto (Fiocruz Bahia)
6º lugar: Célia Landmann Szwarcwald (Icict/Fiocruz)
15º lugar: Marilia Sá Carvalho (Ensp/Fiocruz)
17º lugar: Dóra Chor (Ensp/Fiocruz)
27º lugar: Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz)
30º lugar: Carlos E. A. Coimbra (Ensp/Fiocruz)
31º lugar: Ricardo Ventura Santos (Ensp/Fiocruz)
➡️ Confira a lista completa de pesquisadores da Fiocruz destacados pelo Research.com
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar