PPGICS: professores e pesquisadores lançam livros digitais sobre temas variados

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
25/02/2025

Interdisciplinaridade e produção do conhecimento são os caminhos trilhados pelos professores do Programa de Pós-Graduação do Icict/Fiocruz para organizarem artigos de autores diversos em publicações que serão lançadas na segunda-feira (10/3), a partir das 14 horas durante a Semana de Abertura do PPGICS, que será realizada no 4ª andar, Pavilhão Ilma Noronha, do Campus Maré-Manguinhos, da Fiocruz que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos no Rio de Janeiro.

As publicações estão em acesso aberto e já podem ser baixadas gratuitamente. 

São elas (clique nas imagens da capa ou nos títulos das publicações para acessá-las):
 

Perspectivas dos estudos de informação na pesquisa em saúde, organizado por Maria Cristina Soares Guimarães

São inúmeros e variados os pontos de entrada para situar a perspectiva dos Estudos de Informação nas pesquisas em ciências da saúde. Os Estudos de Informação guardam, em sua gênese, o olhar da Ciência da Informação sobre os processos de produção, organização e disseminação de registros de conhecimento e, na agenda pública, um compromisso primeiro com as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Se cabe à ciência e ao conhecimento científico um papel central no “desenvolvimento” social, econômico e cultural das nações, caberia aos Estudos de Informação, especialmente por meio da análise da literatura científica, explicitar processos, estratégias e marcadores que traduzam evidências, ou mesmo indícios, de um caminho “seguro” que conduza a um futuro promissor. Independentemente da concordância, ou não, com essa aposta da ciência como caminho da salvação (ou da perdição), não cabe, necessariamente, aos Estudos de Informação, enquanto escopo e conjunto de técnicas de análise, qualquer julgamento de valor sobre o conhecimento. Ainda que o fenômeno informação nunca possa ser discutido no vácuo ontológico, filosófico e epistemológico, abrindo-se para uma miríade de perspectivas interdisciplinares, cabe, aqui, um foco pragmático para se debruçar sobre os problemas de informação conformados, ou que conformam, problemas de saúde.

 

Comunicação, poder e processos sociais em saúde: paradigmas, abordagens e tendências, organizado por Wilson Couto Borges e André Pereira Neto

No ano em que o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) completa 15 anos, apresentamos um conjunto de reflexões produzidas em colaboração por docentes, discentes, egressos e parceiros de instituições nacionais e internacionais, que resultaram de pesquisas desenvolvidas pelos autores e autoras. O PPGICS possui três linhas de investigações e os trabalhos que compõem esse e-book filiam-se a linha de investigação 2, que tem como premissa a indissociabilidade entre direto à comunicação e direito à saúde. Assim, tais trabalhos se organizam sob a perspectiva da relação entre Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde, que dá título ao presente livro, e prioriza os estudos dos Sistemas e políticas públicas de Comunicação, Informação e Saúde, da Produção de sentidos sobre saúde nas mídias, das (Re)configurações das formas de sociabilidade, trabalho, experiências e ações políticas em saúde, nas suas interfaces com as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, das Relações entre comunicação, interseccionalidade e produção das desigualdades sociais em saúde e dos Processos comunicacionais nas redes de atenção, nos serviços, na formação e nas práticas de profissionais, usuários e gestores de saúde como seus eixos estruturantes.

 

Informações em saúde: desafios da produção, monitoramento e análise, organizado por Ricardo Antunes Dantas de Oliveira 

Trabalhar com Informações em Saúde no Brasil significa lidar com grade diversidade de condições de acesso, usos e interpretações. Em que se pese o grande avanço das últimas décadas e as potencialidades digitais, produzir, monitorar e analisar informações em saúde constituem relevantes desafios. São informações em saúde os registros dos sistemas administrativos da Saúde, os inquéritos populacionais e os dados contextuais, como os censitários e de outras pesquisas domiciliares, além de registros administrativos de áreas como Educação, Trabalho, Previdência, entre outras. Referem-se a indivíduos, populações, contextos em sentido amplo. Os desafios metodológicos são uma marca constante e demandam contínuos esforços dos pesquisadores da área. Nesse contexto, esse livro pretende avançar na empreitada através de contribuições de pesquisadores vinculados a Linha 3 do Programa de Pós-graduação em Informação em Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), associados a parceiros da própria instituição e de outras instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior.

 

Tornar-se pesquisador: desafios, perspectivas e perrengues, organizado por Bruna Dantas Ribeiro e André Pereira Neto

O livro apresenta depoimentos e reflexões sobre três momentos desafiadores do processo de formação e profissionalização do pesquisador. O primeiro está relacionado com as dúvidas e a decisão pela escolha do campo de investigação. Neste caso, os autores estavam preocupados em estabelecer laços entre o tema de pesquisa e/ou da abordagem teórico metodológica e a dimensão da interdisciplinaridade sugerida pelo PPGICS. O segundo está relacionado com os desafios e as soluções pessoais encontradas durante o processo de formação e de prática de pesquisa no mestrado e/ou no doutorado. O terceiro e último está conectado com as preocupações com os processos de inserção profissional depois da conclusão da pós-graduação. Em boa parte dos casos, o livro apresenta algumas narrativas e depoimentos que incluem reflexões conceituais e bibliográficas sobre o impacto da participação na pós-graduação na trajetória profissional e de vida de cada um dos autores e das autoras.

O lançamento será seguido de debate com os organizadores.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS