PPGICS: Tese de doutorado analisa o futuro da IA para a saúde no Brasil

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
21/10/2024

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Na próxima sexta-feira, 25/10, a partir das 14h, a Secretaria Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS realizará a defesa de tese de doutorado da aluna Simone Oliveira, orientanda do professor do Programa, Josué Laguardia, que tem como tema: “Moldando o Futuro da Inteligência Artificial Responsável para a Saúde no Brasil”.

Veja abaixo as informações sobre a defesa, que será realizada em formato on-line, com transmissão pela Plataforma Zoom.

Defesa de Tese de Doutorado 
 

Título: Moldando o Futuro da Inteligência Artificial Responsável para a Saúde no Brasil

Aluna: Simone Auxiliadora Borges Oliveira

Orientador: Josué Laguardia (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Banca:

Titulares
•    Dr.ª  Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/Icict/Fiocruz)
•    Drª Cícera Henrique da Silva (PPGICS/Icit/Fiocruz)
•    Dr. Hudson Pacífico da Silva (GIS-IReSP/UdeM)
•    Dr. Juliano Souza de Albuquerque Maranhão (IARA/ICMC/USP)

Suplentes
•    Drª Adriana Cavalcanti de Aguiar (PPGICS/Icict/Fiocruz)
•    Dr. João José Vasco Peixoto Furtado (PPGIA/LCDIA/UNIFOR)
 
Data: 25/10/2024 – 6ª feira | Horário: 14h

Transmissão: Plataforma Zoom | Senha de acesso: 056592

Link do convite:
https://us06web.zoom.us/j/81203736847?pwd=E84avnumtoSfkK3EzEDESM66lvB37M.1

Resumo: A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma das inovações tecnológicas mais transformadoras da história contemporânea, com impactos profundos em setores essenciais como a saúde. Um dos grandes desafios atuais é a mobilização de capacidades coletivas e decisórias na saúde para que os princípios de responsabilidade, desde a concepção até a criação e uso das IAs, sejam efetivamente traduzidos em práticas concretas.

A noção de responsabilidade no uso da IA no setor saúde é uma questão complexa e heterogênea. A Inovação Responsável em Saúde (IRS) surge como uma lente teórica relevante para ampliar a noção de responsabilidade da IA (IARS) no contexto da saúde e orientar os governos na construção e conversão de imaginários sociotécnicos – articulados em estratégias e visões nacionais – sobre o futuro dos serviços e sistemas de saúde, nos quais a IA desempenhe um papel central. 
Utilizou-se uma estratégia de coleta de dados, que integrou levantamento bibliográfico e documental e entrevistas, complementada pelo uso de IA e análise de conteúdo das entrevistas. 

Os resultados revelam dinâmicas de construção de valores que variam significativamente entre os níveis. Os resultados das análises mostraram que os formuladores priorizam a saúde da população e o sistema de saúde como valores fundamentais, os gestores equilibram essa prioridade com a ênfase no valor organizacional e os pesquisadores, por sua vez, demonstram uma abordagem mais ampla, que inclui os valores organizacional, econômico e até mesmo ambiental, embora este último de forma limitada. Esses achados assinalam que cada nível decisório desempenha um papel específico na dinâmica de modelagem da responsabilidade da IA à luz de IRS, evidenciando uma complementariedade entre os níveis. 

A soberania digital emergiu como um novo valor da IARS no Brasil, sinalizando a importância do uso de dados de saúde como ativo estratégico, capaz de impulsionar a inovação nacional, reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras e prevenir o colonialismo digital. No entanto, a falta de ênfase em aspectos como sustentabilidade financeira (valor econômico) e ambiental (valor ambiental) podem representar desafios consideráveis para a sustentabilidade de inovações de IA nos sistemas de saúde a longo prazo. O Brasil, ao liderar a transição energética, tem a oportunidade de tornar-se pioneiro ao combinar inovação em IA, sustentabilidade ambiental e fortalecimento do setor saúde, posicionando-se como um exemplo global de como utilizar novas tecnologias de forma responsável.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS