Práticas do SUS e saúde indígena abrem a programação de 2024 no Canal Futura

por
VideoSaúde Divulgação
,
02/01/2024

Frame do vídeo "Diálogos entre serviços IdeiaSUS-Quissamã 

A parceria da VideoSaúde Distribuidora e Canal Futura se estende por mais um ano, visando comunicar, levando informação de fontes confiáveis para a promoção da saúde na sociedade brasileira. Em janeiro, o Futura exibe temáticas como a saúde indígena e a relevância das parteiras, na prática do parto natural para os povos originários. Destaque também para a trajetória do sanitarista Noel Nutels, que percorreu o Brasil com foco no tratamento da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos. Ainda, as produções do IdeiaSUS expõem a importância de estratégias de integração entre serviços de saúde, práticas de habilitação e reabilitação infantil, reeducação alimentar e adequação da equipe da Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira para atender pessoas em situação de rua.

4/01, quinta-feira, às 20h30 | Diálogos entre serviços

Com o propósito de desfragmentar as áreas de saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde” promove a comunicação entre eles, fomentando a educação em saúde.

Reprise: 28/01, domingo, às 19h

7/01, domingo, às 16h | Parteiras indígenas

O documentário apresenta as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas, destacando a beleza do parto natural.

Reprise: 12/01, sexta-feira, às 0h45 

13/01, sábado, às 20h | O índio cor de rosa contra a fera invisível

Entre os anos de 1940 e 1970, o sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos, filmando muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas.

14/01, domingo, às 19h | Construtoras de caminhos

O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares, revelando a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende mostrando os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.

Reprise: 18/01, quinta-feira, às 20h30

21/01, domingo, às 6 horas | População em situação de rua

O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, no Rio de janeiro. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

21/01, domingo, às 19h | Corpo alma

O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo em que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. Da atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.

Reprise: 25/01, quinta-feira, às 20h30

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS