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Os alunos do curso de especialização em informação científica e tecnológica em saúde assistiram, no dia 25 de junho, a palestra sobre conhecimento tácito. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz e o palestrante convidado foi o professor Rodrigo Ribeiro do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais.
Na reunião, o professor apresentou alguns conceitos para nortear os alunos sobre as diferenças entre conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida (experiência), difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, já o conhecimento explícito é aquele que é fácil de ser formalizado por meio de textos, desenhos, diagramas e etc, ou seja, pode ser apropriado com maior facilidade.
Como exemplo, o professor elegeu o estudo de caso sobre a máquina de fazer pão e o padeiro. Segundo ele, a máquina reproduz as habilidades (conhecimento tácito) do padeiro e permite que qualquer pessoa execute o ofício de fazer pão. Mas para que isso aconteça é preciso explicitar o conhecimento para o indivíduo por meio de um manual, por exemplo. “Várias ações que eram feitas pelo padeiro, inclusive a de participar de todo o processo de fabricação do pão, foram substituídas pela máquina. Entretanto, a máquina não faz tudo sozinha sem a participação do sujeito”, explica Rodrigo.
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