Programa Ecoar debate importância das Tecnologias Assistivas na garantia dos Direitos Humanos 

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz com informações do NIPPS
,
16/10/2023

O acesso equitativo à tecnologia assistiva ainda é um desafio e, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), até o momento, um bilhão de pessoas precisam de serviços e equipamentos para terem vidas produtivas. Até 2050, estima-se que esse número deve dobrar e que as necessidades não atendidas de tecnologia assistiva chegarão a alcançar 90%. 

Para debater a questão, o 19º Ecoar – Diálogos de Cidadania vai ao ar na quarta-feira (18/10), às 14h, com o tema Como as tecnologias assistivas podem garantir direitos humanos?. Esta edição do programa faz parte da programação da 20Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.  

➡️ Consulte a programação completa do Icict na SNCT 2023

Participam do debate Alisson Levi, gerente da Oficina ortopédica do Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Goiás); e Luciene Gomes, professora do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela coordena o Projeto de Extensão Pipoca e Paisagem e integra o ProETAA - Programa de Extensão Universitária.  

O programa conta com autodescrição feita pelos participantes, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendagem ao vivo. 

 

19º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania:   
Tema:
 “Como as tecnologias assistivas podem garantir direitos humanos?” 
Data: 18 de outubro (quarta-feira), às 14h. 
Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube. 
Contato: sugestões de pauta e comentários podem ser encaminhados pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com

Assista aqui:

Sobre o ECOAR  
O ECOAR - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS) realizado conjuntamente com o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). O programa é produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, e busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

SNCT 2023: programação do Icict inclui jogos, livros e contação de histórias

Vacinação será destaque da agenda do Instituto durante a Semana. Atividades acontecem de 17 a 20/10, na Biblioteca de Manguinhos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS